21.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024
21.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024

Promessas do surf nacional dão show no primeiro campeonato brasileiro em ondas artificiais

Na última quarta-feira (06) realizado o primeiro campeonato de surf em ondas artificiais do Brasil, o Rip Curl Grom Search apresentado por Praia da Grama.

Realizado no condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de SP, a competição reuniu grandes promessas nacionais das categorias de base do surf em um cenário idílico: ondas de qualidade, sol, surfistas de ponta da nova geração (com até 16 anos) no Condomínio de Luxo Fazenda da Grama, em Itupeva (SP).

O primeiro dia de disputas contou com três categorias, que definiram os primeiros campeões. Na masculina Sub 12, Pablo Gabriel (RJ) faturou o bicampeonato; na masculina Sub 14, Matheus Neves (SP) foi o mais regular e ficou em primeiro; enquanto na feminina Sub 16, Bela Nalu (SC) foi a primeira menina campeã e ainda quebrou a sequência de títulos de Sophia Medina (SP), que tentava o tetracampeonato.

Veja também

+ Orlando Bloom tem encontro com tubarão-branco filmado por drone

+ Joel Parkinson encara Shipstern Bluff

A competição segue nesta quinta-feira (7), com a presença ilustre do tricampeão mundial Gabriel Medina, que surfará com os dois campeões do dia, nas categorias masculina Sub 16 e feminina Sub 14. As disputas terão transmissão ao vivo, novamente, pelo site oficial. As finais também pelo Canal Sportv. As baterias começam às 10 horas.

campeonato ondas artificiais
Bela Nalu. Foto: Aleko Stergiou

A categoria masculina Sub 12 foi a primeira a competir e logo os caçulas do evento mostraram a união dos principais talentos da nova geração com as ondas perfeitas. Grandes performances, tanto no lado direito quanto esquerdo da piscina, com ondas de manobras e de tubos. Na grande final, Pablo foi superior nas duas baterias, somando 17,75 pontos de 20 possíveis, com direito a um 9,5. Anuar Chiah (PR) ficou em segundo, com os paulistas Kalani Robles e Vini Palma, em terceiro e quarto lugares.

Pablo e Anuar voltaram para a piscina para a Sub 14. Mas desta vez, Matheus Neves, que é baiano e mora em Maresias, venceu pela regularidade. A diferença no placar foi de um ponto apenas. O surfista do Paraná teve a melhor nota da decisão, 9,25, mas voltou a ficar em. O vencedor da Sub 12 ficou em terceiro, seguido do cearense Guilherme Lemos.

campeonato ondas artificiais
Matheus Neves. Foto: Aleko Stergiou

Entre as meninas, Sophia Medina tentava o inédito tetra, mas Bela Nalu fez valer sua vontade e coragem. A filha do experiente surfista Everaldo Pato Teixeira, viajou sozinha pela primeira vez, sem a família, que ficou em Bali, Indonésia, e deu um show, sendo a melhor nos dois lados da piscina. Ela marcou 17 pontos, enquanto Sophia teve 15,65. A catarinense Laura Raupp ficou em terceiro e a paranaense Luara Mandelli em quarto.

Vale lembrar que devido à pandemia, as eliminatórias para a grande final foram realizadas no formato virtual. Os atletas enviavam ondas gravadas em praias brasileiras que eram julgadas durante uma transmissão ao vivo. Foram seis sábados seguidos de disputas, classificando os 40 melhores nomes da nova geração brasileira.

* Texto Fabio Maradei

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias