24.7 C
Suva
sábado, 28 setembro, 2024
24.7 C
Suva
sábado, 28 setembro, 2024

Pororoca gelada: Jamie O’Brien surfa onda de 20 minutos no Alasca

O surfista havaiano Jamie O’Brien protagonizou mais uma aventura épica em sua busca por ondas diferentes. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, que conta com mais de 1 milhão de inscritos, JOB relata sua experiência surfando uma pororoca de 20 minutos no Alasca.

A pororoca é um fenômeno natural raro, que ocorre quando uma maré forte empurra água rio acima, criando ondas surfáveis que podem durar muito mais tempo do que as ondas oceânicas comuns.

Essas ondas são cobiçadas por surfistas devido à sua raridade e potencial para oferecer longas sessões de surf. Um exemplo notável é a chamada Bono, em Sumatra, na Indonésia, também conhecida como “7-Ghosts”(“Os Sete Fantasmas”, em tradução), um pico famoso por suas sessões desafiadoras e duradouras. No Brasil, só o município de Chaves, na Ilha de Marajó (PA), conta com mais de dez pororocas pouco exploradas.

No vídeo do surfista havaiano, ele prova que na região gelada do Alasca também se encontram essas ondas únicas. O plano original da equipe era surfar na foz de um rio no país, mas um problema com as pranchas – que foram extraviadas – os levou a buscar uma alternativa. Com a ajuda de um guia local de ondas de rio, eles foram recompensados com uma pororoca que se estende por cerca de 5 quilômetros.

Localizada no rio Turnagain Arm, a onda exigiu grande resistência física e habilidades técnicas para ser surfada. Uma peculiaridade interessante desta ressaca de maré é que, se o surfista cair, ele deve remar rapidamente até a margem e correr para pegar a onda novamente. Essa dinâmica torna a experiência ainda mais intensa e desafiadora.

Durante a sessão, Jamie O’Brien encontrou moradores locais que ficaram surpresos ao ver uma celebridade da internet surfando em um rio no Alasca. “A melhor parte disso é que você está surfando uma onda e não vê ninguém por um bom tempo. Então alguém pega a onda e você pode ver que estão olhando para você e dizem ‘Jamie O’Brien?’”, relembrou o surfista, destacando a surpresa e admiração dos locais.

+ Competição virtual vai avaliar o melhor cutback

A aventura de Jamie O’Brien no Alasca não só ilustrou os desafios e emoções das pororocas, mas também mostrou que ondas raras podem ser encontradas em lugares totalmente inesperados.

Assista ao vídeo abaixo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias