26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

Publicidade:

PASA Games 2022: Luiz Diniz fatura medalha de ouro no SUP Wave

Luiz Diniz conquistou a segunda medalha de ouro para o Brasil vencendo final da categoria SUP Wave em final disputada na tarde de quinta-feira (11), durante o PASA Games 2022, em Playa Venao, Panamá.

Bicampeão mundial pela ISA, Diniz enfrentou seu compatriota Leo Gimenes, o mexicano Felipe Rodríguez e o peruano Tamil Martino em uma final disputada em ondas com cerca de meio metro, com algumas maiores.

Impondo um forte ritmo, Luiz Diniz fez um 8.67 em sua primeira onda, que o colocou na liderança da bateria logo no início da disputa.

Ele chegou a ser ameaçado pelo peruano Tamil Martino, que assumiu a primeira colocação por alguns minutos após surfar uma boa direita que lhe rendeu nota 6.0, mas que foi respondida com um 7.50 do brasileiro, que voltou à liderança e manteve sua posição até o fim do confronto.

PASA Games Luiz Diniz
Luiz Diniz comemora o título pan-americano. Foto: Michael Tweddle

Enquanto isso, o mexicano Felipe Rodríguez foi subindo de produção ao longo da final e, após somar 12,37 pontos, assumiu a segunda colocação já nos minutos finais, garantindo a medalha de prata para o México.

Já o atual campeão brasileiro, Leo Gimenes, lutou muito, mas só conseguiu encontrar uma onda boa, que lhe rendeu a nota 6.17. Mas faltou ao brazuca outra onda forte, onde pudesse executar seu consagrado power suf, e assim, terminou a disputa na quarta colocação ficando com a medalha de cobre.

Lucia Cosoleto rouba a cena

PASA Games Luiz Diniz
Lucia Cosoleto fez uma grande final e coquistou merecidamente a medalha de ouro. Foto: Mari Broggi

Antes da bateria masculina, as meninas do SUPWave entraram na água para as finais do SUP Wave.

As brasileiras Gabi Sztamfater e Aline Adisaka eram apontadas como favoritas, muito em conta pela sólida campanha ao longo do PASA Games 2022 rumo à final.

No entanto, foi a argentina Lucia Cosoleto quem ditou o ritmo da disputa, surfando com muita radicalidade e segurança desde a primeira onda.

Cosoleto, que também compete de pranchinha no QS, não deu chance às adversárias e garantiu o primeiro ouro para a equipe argentina, que vibrou muito com a vitória da compatriota.

Veja também:

Deivid Silva dá show em sua estreia no PASA Games 2022

Sophia Medina: “Às vezes eu até esqueço que só estou há 2 anos como profissional”

Entenda o que mudou em Praia Venao, palco do PASA Games 2022

A experiente peruana Vania Torres garantiu a medalha de prata após surfar uma excelente onda que lhe garantiu uma nota 7,50.

Enquanto isso, Aline e Gabi, infelizmente, fizeram sua pior bateria em todo o evento, não conseguindo surfar nenhuma onda acima dos quatro pontos.

Com isso, Aline encerrou sua participação com a medalha de bronze e Gabriela com a medalha de cobre, na quarta colocação.

Certamente um ótimo resultado para um campeonato pan-americano, mas, para quem acompanhou a performance das duas ao longo de todo o evento, essa final feminina deixou um gostinho de “quero mais”.

Final Masculina SUP Wave

1 – Luiz Diniz (BRA)

2 – Felipe Rodríguez  (MEX)

3 – Tamil Martino (PER)

4 – Leonardo Gimenes (BRA)

Final Feminina SUP Wave

1 – Lucia Cosoleto (ARG)

2 – Vania Torres (PER)

3 – Aline Adisaka (BRA)

4 – Gabriela Sztamfater (BRA)

Mais quatro medalhas garantidas no longboard

Brasil PASA Games 2022
Rodrigo Sphaier. Foto: Michael Tweddle

Na quinta-feira também foram realizadas as baterias da primeira fase do surf shortboard feminino e semifinais do longboard, mais uma vez com todos os brasileiros avançando para as finais.

Com isso, a equipe brasileira já tem garantidas mais quatro medalhas, duas no masculino e duas no feminino.

As finais do longboard estão programadas para acontecerem no final do dia. Primeiro, entrarão as mulheres, onde as brasileiras Chloé Calmon e Atalanta Batista enfrentarão Camila Kaspar (PER) e Coco Bonilla (MEX).

Em seguida, encerrando a sexta-feira, Rodrigo Sphaier e Jefson Silva encaram os uruguaios Julian Schweizer e Nacho Pignataro.

O Brasil se mantém na liderança do ranking das nações somando 16450 pontos e tem no Peru seu grande adiversário nessa competição, que até o momento ocupa a segunda colocação somando 14202 pontos.

Programação do PASA Games 2022 para sexta-feira:

  • 2ª Rodada Open Feminino (shortboard)
  • 3ª Rodada Open Masculino (shortboard)
  • 3ª Rodada Open Feminino (shortboard)
  • Final Longboard Feminino
  • Final Longboard Masculino

Acompanhe o evento ao vivo em pasasurf.org e nos canais Pan Am Sports a partir das 11h (horário de Brasília).

Os resultados do PASA Games 2022 são um oferecimento de Galapagos Outdoor, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias