23.2 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
23.2 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

Newcastle Cup: Medina veste a lycra amarela e disputas chegam à reta final

Concluída a fase das oitavas de final em Merewether, o Brasil mantém cinco entre os oito competidores que disputarão as quartas de final do Rip Curl Newcastle Cup, segunda etapa do Championship Tour, com destaque para Gabriel Medina assumindo a liderança do ranking mundial.

O dia foi de disputas intensas e as ondas em condições bem melhores do que nos dias anteriores, com cerca de um metro e meio nas séries, ainda que longe da perfeição digna de um “dream tour”, proporcionaram momentos de altíssimo nível técnico.

Gabriel Medina abriu as oitavas de final enfrentando o português Frederico Morais em uma disputa muito tensa.

O brasileiro arriscando mais, errou muitas finalizações, enquanto Morais começou melhor, controlando a primeira metade da disputa, mas cometeu um pequeno erro que fez a prioridade passar para Medina.

A partir daí o brasileiro ganhou confiança para fazer uma reta final explosiva, passando para a frente com as duas últimas ondas, já nos instantes finais. Medina somou 12.93 pontos, contra 8.33 do português, e agora é o novo líder do ranking do CT.

Adriano de Souza, Rip Curl Newcastle Cup. Foto: WSL

Adriano de Sousa, que está fazendo sua despedida do circuito mundial, encarou uma pedreira pela frente: o australiano Julian Wilson.

Mas a bateria, no entanto, foi morna e as ondas fracas também contribuíram para isso, de fato.

Ao fim, Mineiro venceu a estrela australiana com uma somatória de 8.40 pontos (de um total de 20 possíveis), contra 7.10 pontos de Julian.

Na próxima fase, Adriano de Souza enfrenta seu conterrâneo Gabriel Medina.

As estrelas locais Morgan Cibilic e Ryan Callinan tem dado o que falar, e estão derrotando todos os gigantes que encontram pelo caminho.

Cibilic derrotou Wade Carmichael (AUS) pelo placar de 16 pontos contra 10.33 e Callinan, que no dia anterior já havia despachado John John Florence (HAV), venceu Owen Wright (AUS) pelo placar de 13.87 a 12.07.

Ambos se enfrentarão nas quartas, em uma disputa caseira nas ondas de Merewether.

Italo Ferreira mais uma vez alcançou as maiores notas do dia. O brasileiro encarou Griffin Colapinto (EUA), que abriu a bateria com vantagem.

Italo Ferreira, Rip Curl Newcastle Cup. Foto: WSL

Porém, impondo um ritmo alucinante, Italo foi subindo de produção a cada onda surfada. Apostando nos aéreos, o brasileiro somou um 8.60 e 8.33, deixando Griffin em combinação.

Em seguida, Deivid Silva enfrentou o japonês Kanoa Igarashi na bateria mais disputada da rodada.

Para a alegria da torcida verde e amarela, o brasileiro garantiu a vitória por uma diferença apertada de apenas 0.13 pontos de um total combinado de 11.93 pontos (de 20 pontos possíveis) contra os 11.80 pontos de Kanoa.

Deivid agora irá enfrentar Italo Ferreira nas quartas de final.

O sul-africano Jordy Smith enfrentou Conner Coffin (EUA) em outra bateria muito disputada concluída pelo placar apertado de 12.34 contra 12.73 em favor do norte-americano.

Na última bateria do dia da categoria masculina, mais um duelo 100% brazuca: Filipe Toledo versus Yago Dora.

Mostrando mais sintonia com o mar, Filipe surfou melhor durante toda a disputa. Yago arriscou bastante, mas errou muitas finalizações. Numa dessas tentativas, ao mandar um aéreo rodado muito alto, que poderia ter mudado o curso da disputa, aterrissou na espuma e não conseguiu acompanhar a onda.

Filipe, por sua vez, usando bem a borda da prancha, abusou das rasgadas e manobras progressivas, sendo preciso em suas execuções venceu a bateria pelo placar de 13.07 pontos contra os 9.14 de Yago Dora.

Filipe enfrentará Conner Coffin na próxima fase.

Disputas femininas clique AQUI.

A próxima chamada para a Newcastle Cup acontece nesta sexta-feira (9), às 17h45 (de Brasília) e podem ser acompanhadas ao vivo na Hardcore.

Rip Curl Newcastle Cup 2021

Oitavas de final masculinas

Gabriel Medina (BRA) 12.93 x 8.33 Frederico Morais (POR)
Adriano de Souza (BRA) 8.40 x 7.10 Julian Wilson (AUS)
3 Morgan Cibilic (AUS) 16.00 x 10.33 Wade Carmichael (AUS)
4 Ryan Callinan (AUS) 13.87 x 12.07 Owen Wright (AUS)
Italo Ferreira (BRA) 16.93 x 9.83 Griffin Colapinto (EUA)
Deivid Silva (BRA) 11.93 x 11.80 Kanoa Igarashi (JAP)
7 Conner Coffin (EUA) 12.73 x 12.34 Jordy Smith (AFR)
Filipe Toledo (BRA) 13.07 x 9.14 Yago Dora (BRA)

Quartas de final masculinas

Gabriel Medina (BRA) x Adriano de Souza (BRA)
2 Morgan Cibilic (AUS) x Ryan Callinan (AUS)
Italo Ferreira (BRA) x Deivid Silva (BRA)
4 Conner Coffin (EUA) x Filipe Toledo (BRA)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias