23.7 C
Suva
quinta-feira, 24 outubro, 2024
23.7 C
Suva
quinta-feira, 24 outubro, 2024

Brasil assume liderança no ISA World Masters após 4º dia

O quarto dia de competições do Surf City ISA World Masters Surfing Championship (WMSC) 2024 trouxe emoções e boas ondas com séries variando entre 1,5 a 2 metros, revelando os primeiros finalistas em todas as divisões. A equipe brasileira aproveitou o momento e ultrapassou a Austrália no ranking geral, assumindo a liderança e consolidando seu favoritismo ao título mundial.

O Brasil é a única equipe que permanece com todos os atletas na disputa e já garantiu medalhas, empatado com o Havaí, atual campeão, que ocupa a terceira posição. Enquanto isso, a Austrália caiu para o segundo lugar após perder dois de seus competidores. França e EUA completam o top 5 do campeonato.

+ Mais de 200 surfistas buscam quebrar recorde mundial em Santos

A lenda do surf brasileiro, Jojó de Olivença, brilhou na categoria Grand Masters (acima de 50 anos). Aos 57 anos, Jojó carimbou seu passaporte para a final e garantiu mais uma medalha para sua coleção ao dominar sua bateria com uma nota 8,50. “Eu estava nervoso, mas pedi a Deus para ficar calmo. Peguei a primeira onda boa e controlei o restante da bateria”, disse Jojó. A performance consistente do atleta reforça seu histórico de sucesso, que inclui três medalhas anteriores no WMSC, sendo uma prata em 2011, também em El Salvador.

ISA World Masters Surfing Championship (WMSC)
Andrea Lopes. Foto: Jersson Barboza

Entre as mulheres, Jacqueline Silva e Andrea Lopes fizeram história ao vencer consecutivamente nas categorias Masters e Grand Masters. Silva, que retorna às competições após sete anos afastada, comemorou: “Estou muito feliz por ganhar de novo. Nunca esperei isso, mas fazer parte do time brasileiro e conquistar pontos para o Brasil é um orgulho imenso.” Lopes, que fez história como a primeira mulher brasileira a integrar o Circuito Mundial em 1991, reafirmou seu foco: “Já tive segundo e terceiro lugar em outros Masters. Agora quero vencer.”

A Austrália, que liderava até então, sofreu baixas importantes e perdeu a chance de manter sua supremacia. O havaiano Mike Latronic e a australiana Serena Brooke, no entanto, garantiram lugares nas finais, deixando a competição ainda mais acirrada. O norte-americano Ben Bourgeois foi outro destaque ao registrar o maior somatório do evento com impressionantes 19,50 pontos na repescagem.

Expectativa para o dia decisivo

Com todas as atenções voltadas para o Brasil, que chega ao último dia com força total, o clima é de otimismo. A união da equipe e a trajetória vitoriosa dos atletas reforçam as chances de o país conquistar o título por equipes. “O time está muito unido, e somos fortes juntos. Todos no Brasil estão acompanhando e torcendo por nós”, comentou Andrea Lopes.

Com um histórico de grandes vitórias, a equipe brasileira promete manter o ritmo no dia final e ampliar sua liderança. A disputa pelas medalhas promete ser emocionante, especialmente com Havaí, Austrália e África do Sul ainda na briga.

O último dia do WMSC em El Salvador promete ondas perfeitas e um grande show de surf, coroando os melhores atletas acima dos 40 anos e consolidando o Brasil como potência no cenário mundial do surf masters.

Equipe brasileira

A equipe brasileira em El Salvador é composta por veteranos e talentos históricos:

Masculino:

  • Diego Rosa (SC) – Master (40-49 anos)
  • Jojó de Olivença (BA) – Grand Master (50-59 anos)
  • Carlos Gama Knoll (SC) – Kahuna (60+ anos)

Feminino:

  • Jacqueline Silva (SC) – Master (40-49 anos)
  • Andrea Lopes (RJ) – Grand Master (50-59 anos)
  • Roberta Borges (RS) – Kahuna (60+ anos)

No masculino, todos os atletas garantiram vaga após seletiva no Rio Surf Festival em junho, durante o CBSurf Master Tour. Já as surfistas foram escolhidas pela CBSurf com base em suas carreiras históricas, devido ao curto prazo para a formação da equipe.

Highlights dia 4 ISA World Masters

AO VIVO – A próxima chamada será na quinta-feira, às 7h15 (horário local), com possível início às 7h30. No Brasil, a competição começa às 10h30 e pode ser acompanhada ao vivo pelo site isasurf.org.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias