26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024
26 C
Papeete
domingo, 21 julho, 2024

A leveza bem pesada de “Chumbo”

O californiano Tucker Wooding é pescador de salmão no Alaska no verão, onde comanda o próprio barco, num lucrativo negócio passado de avô para filho e neto. Com essa atividade ele fatura o suficiente para investir na sua maior paixão, filmar e editar vídeos de surf de ondas estrelados por nomes consagrados do esporte, como o havaiano Kai Lenny e o brasileiro Lucas “Chumbo” Chianca, dos quais é também grande amigo. Sua última produção, batizada simplesmente de “Chumbo”, é uma coletânea de imagens de drone, sua especialidade, acompanhando o nativo de Saquarema, considerado um dos maiores surfistas de ondas grandes da atualidade, em suas viagens ao redor do planeta.

+ Quiksilver traz de volta à França os grandes festivais de cultura surf

A performance magistral de Chumbo em Nazaré, Cortes Bank, Waimea Bay, Pipeline, Teahupoo, entre outras ondas, pode ser conferida ao sabor de uma deliciosa interpretação da canção “É preciso dar um jeito meu amigo”, de Erasmo Carlos. Tucker, que tem apenas 26 anos de idade, pesca profissionalmente desde os 18, mas no universo das filmagens de surf é ainda quase um novato, mesmo que a qualidade de suas imagens passe a impressão de terem sido gravadas por um piloto de drone veterano nesse tipo de missão. Como ele mesmo explica, a sintonia entre ele e Chumbo ajuda muito no resultado final: “eu venho filmando surf há uns três anos, e toda vez que eu e o Lucas no conectamos para uma ondulação, parece que sempre sincronizamos para capturar alguns momentos incríveis”.

Chumbo é um verdadeiro artista das ondas grandes, traçando linhas surpreendentemente originais nas gigantescas telas oceânicas que encara, como se estivesse brincando com um pincel diante de um quadro em branco. Se ele vai optar por um aéreo rodando nas alturas, uma cavada sem fim ou buscar o interior de um tubo monstruoso, vai depender da inspiração do momento. Seja lá qual for a manobra escolhida, não importando o quanto pesada é a situação, Chumbo sempre passa a sensação de que a está executando com muita leveza. Confere lá que o vídeo tá muito bacana.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias