Para quem cresceu surfando Pipeline e é uma das figuras dominantes no pico, pegar tubos na Indonésia é quase que um passeio no parque. Isso se não estivermos falando de Kandui, uma das ondas mais perigosas do arquipélago, onde até os melhores são exigidos ao máximo. No seu vídeo recém lançado, batizado de “Interlude”, Barron Mamiya deu aula de tubo na esquerda casca grossa localizada no norte das Mentawai.
No vídeo, que tem uma pegada cinematográfica e se refere a um período de intervalo no ano de competições, Barron pode ser visto inicialmente surfando em Pipeline. Mas é quando o foco passa para um swell sinistro em Kandui que os olhos de quem está assistindo arregalam, assombrados com as imagens. Mamiya responde ao desafio entubando de forma suprema, o que certamente serviu para compensar uma temporada no Circuito Mundial que não saiu exatamente como ele almejou.
Mamiya não poderia ter começado 2024 de melhor forma. Sua vitória no Pipeline Pro, logo na abertura do Championship Tour, foi espetacular e criou a expectativa do que estaria por vir nas próximas etapas. Não muito, já que Mamiya conseguiu apenas uma série de resultados medianos, oscilando entre 17º e 9º lugares. Sua aparição nas quartas de final em Fiji, última parada do Circuito Mundial, foi seu segundo ponto alto de um ano que começou com tudo, mas acabou terminando num magro 14º lugar no ranking.
Com certeza, se o Circuito Mundial tivesse mais ondas tubulares, as coisas teriam sido diferentes para o local de Pipe. Sua técnica primorosa, aliada ao destemor de quem está acostumado a surfar em bancadas rasas sobre coral afiado, fazem de Mamiya um dos melhores da atualidade quando o assunto é desaparecer no interior dos canudos. E reaparecer ao final. Ele é um dos poucos no Tour que podem fazer frente a caras como Gabriel Medina, John John Florence e Jack Robinson em ondas realmente ocas e velozes.
Interlude tem 15 minutos de duração, com mais tubos surfados por Mamiya do que a imensa maioria dos surfistas pega numa vida inteira. Ou em duas… É muito tubo e serve de inspiração para quem deseja se aprimorar nessa arte sublime. Cada detalhe vale ser conferido, para que ao final o resultado seja um aprendizado a ser testado na sua próxima queda, mesmo que não seja em Pipe ou Kandui.
+Jamie O’Brien anuncia a abertura da temporada de Pipeline com novo vídeo