Terror Vault, a mais nova produção do renomado cineasta australiano Tim Bonython, é de dar mêdo. Como diz o nome, trata-se de um baú do terror, com uma compilação de algumas das vacas mais horripilantes filmadas por ele em 47 anos de estrada de sua incessante busca pelas maiores ondas do planeta. Por isso, se você tem pesadelos com ondas grandes, não assista. A chance é enorme de que não vá conseguir dormir.
No vídeo de 18 minutos estão momentos de puro caos filmados em Shipstern’s Bluff, na Tasmânia, The Right, na Austrália Ocidental, Deadman’s e Cape Solander, em Sydney, Luna’s, em Victoria, Koneys, no Sul da Austrália, Itacoatiara, no Brasil, Cloudbreak, em Fiji, Nazaré, em Portugal, Mullaghmore, na Irlanda, Teahupo’o, no Taiti, Maverick’s, na Califórnia, e Jaws no Havaí. Ou seja, marcam presença em praticamente todas as ondas mais cabulosas do planeta em dias de ondulação bombando.
O brasileiro Lucas Chumbo aparece numa onda em Teahupo’o, curiosamente uma das únicas no vídeo inteiro que são surfadas com sucesso, mas que nem por isso deixam de ser aterrorizadoras. Outros grandes nomes do surf mundial de ondas grandes também estão entre os surfistas exibidos, o que prova que não importa o quanto você é consagrado numa determinada onda, sempre vai ter aquele momento em que alguma coisa vai dar errado. E essas ondas não oferecem uma segunda chance.
Cenas de Teahupo’o em dias de tow in ocupam uma parte significativa do vídeo, o que faz todo sentido, considerando o quanto suas ondas são pesadas, e também a assiduidade de Bonython no pico, talvez seu preferido para a produção de imagens. Um dos filmes mais famosos de Tim é justamente o que cobre o épico swell Code Red.
Uma onda que não está nesse baú do terror, mas que tem tudo para produzir cenas dignas da proposta do vídeo é Puerto Escondido, no México. Talvez apareça numa próxima oportunidade. Essa é a 8ª edição da Terror Vault e com certeza Tim já está com planos para a 9ª, tamanha a fascinação que surfistas têm por assistir as piores vacas do mundo. Ao menos aqueles que não tem pesadelo com ondas grandes.