24.2 C
Hale‘iwa
terça-feira, 19 março, 2024
24.2 C
Hale‘iwa
terça-feira, 19 março, 2024

Entrevista: Gabriel o Pensador


Foto: Clemente Coutinho

Por Felipe Fernandes

A organização do Quiksilver Saquarema Prime acaba de anunciar o show do cantor Gabriel o Pensador como uma das atrações do evento. A apresentação é gratuita e acontece nesta quinta-feira, a partir das 16:00 horas no palco montado ao lado do palanque. 

Além de cantar rap, Gabriel também usa seu tempo para surfar, paixão que carrega desde a infância, e escrever livros. É autor da autobiografia Diário Noturno,  e das publicações Um Garoto Chamado Roberto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil; e Meu Pequeno Rubro-Negro, livro que foi relançado em versão especial.

Na entrevista abaixo, Gabriel mostrou-se preocupado com questões ambientais, mais especificamente com a situação da praia de São Conrado; falou sobre o cenário atual do surf brasileiro; e comentou seu apreço pela cidade de Saquarema. Confira.

Qual é a sua relação com Saquarema? 

Aqui sempre bateu uma vibe muito boa do lugar e da galera. Eles gostam de surf, natureza e valorizam as amizades. 

Tenho uma história engraçada de Saquarema. Depois que vim a primeira vez, fiquei um tempão sem voltar. Há um tempo eu fiz uma trip para o litoral Norte com um amigo e paramos em Jaconé. Nós não conhecíamos o lugar, e surfamos sozinhos umas ondas pesadas. Por algum motivo, depois de um tempo eu comentei com o meu pai que senti uma energia diferente naquela praia. Meu pai disse: “Você gostou de Jaconé? Que bom, porque você foi feito lá, dentro de um fusca preto em uma viagem que fiz com a sua mãe”. Essa é uma boa recordação que guardo daqui. 

O que o público pode esperar do show nesta quinta-feira?

Eu já fiz um show aqui do qual tenho ótimas lembranças. Tinha muita gente na praia, pôr do sol e tudo conspirando a favor. Estamos com um repertório muito variado. É um show muito pra cima. Tem muito improviso. O baixista e o guitarrista mandam muito bem. O DJ faz rima e o batera é muito bom. Essa apresentação está bem animada. Além disso estamos comemorando este evento de surf da Quiksilver juntos dos amigos que fiz. 


Foto: Rafael Gomes

Qual música faz você lembrar Saquarema? 

Acho que Saquarema merece uma música nova, mas a Solitário Surfista está bem conectada com o que eu sinto no surf e nas viagens. Essa música se encaixa com Saquarema. Este lugar também já me inspirou a fazer alguns poemas. Lembro de ter escrito e talvez estejam no meu livro. Agora eu estou animado. Está tudo muito vibe. 

Você faz surf trips? Tem alguma programada?

Já fiz algumas, mas agora quero começar a fazer todos os anos. Eu fiquei um tempo sem surfar, mas estou me reaproximando de vez. Percebi que o surf me traz benefício no trabalho e em todas as outras atividades. Até no lago espiritual. A minha turnê complica um pouco, mas estou tentando reservar o mês de setembro para viajar. Sempre aparece alguma coisa, mas desta vez quero ir mesmo. Vou me doutrinar para conseguir fazer esta viagem. Também não é fácil conciliar o período do barco com as férias. Preciso de mais tempo para surfar. Fora isso, eu quero fazer viagens pelo Brasil também. Pra Saquarema, Noronha e outros lugares por aqui. Muitas pessoas não tem condições de fazer um trip para longe, mas fazer viagens pelo país também vale muito a pena e ganha muita experiência. 

Como você vê o surf brasileiro hoje? 

O surf está muito bem. É um orgulho para qualquer brasileiro, não só para os surfistas. Gustavo Kuerten e Ayrton Senna não inspiravam apenas os tenistas e os pilotos de corrida. O brasileiro gosta de esporte, não é só de futebol. É um orgulho ver nossos surfistas disputando de igual para igual com os melhores. Eu tenho um lado nacionalista. Me emociono com as vitórias brasileiras em todas as modalidades. 

Ainda bem que o surf está nos dando esta alegria, porque eu estou muito desanimado com a copa. Esse descaso das autoridades e a falta de investimento em coisas mais importantes que o futebol me desanimaram. Então é bom canalizar nosso lado de torcedor brasileiro para os eventos de surf. 


Foto: Pedro Monteiro

O que é um surfistas HARDCORE? Você se considera um surfista HARDCORE? 

O surf está cada vez mais HARDCORE. Os caras estão extrapolando o limite no tamanho das ondas e na performance. O surf é HARDCORE por conta dos riscos envolvidos. Fundo de pedra, coral… Isso quando não tem tubarão. A galera é louca mesmo e enfrenta todos os riscos que aparecerem. Eu costumo levar umas vacas HARDCORE (risos). Eu surfo muito em São Conrado e tenho o costume de dropar atrasado. Nem sempre eu acerto (risos). 

Algo a declarar? 

Eu gostaria de lembrar da galera da organização Salvemos São Conrado. Eles fazem um trabalho muito legal para melhorar a situação absurda que se encontra a praia. Quem quiser pode me seguir no Facebook e Instagram. Eu sempre compartilho a causa da instituição e também faço posts de surf. 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias