A WSL liberou nesta segunda (29) o chaveamento parcial da primeira fase do Billabong Pipe Masters, última etapa do Circuito Mundial de 2018. A novidade, por enquanto, são os nomes de Caio Ibelli, Kelly Slater e John John Florence, os três escalados para fazer seu retorno à elite no North Shore.

Caio fraturou o pé durante uma sessão de treinos em Margaret River, após ser eliminado no segundo round do campeonato e antes de dois ataques de tubarão no mesmo dia forçarem a paralisação da etapa. Ele só correu os três eventos da perna australiana em 2018.

John John vinha de um começo de ano muito ruim após conquistar seu bicampeonato. Lesionou o joelho em um freesurf durante a chamada “perna balinesa”, entre a etapa de Keramas e a de Uluwatu, onde foram disputadas as baterias remanescentes do Margaret River Pro.

Kelly, por outro lado, foi e voltou do circuito algumas vezes. Participou da etapa de Jeffreys Bay e ia participar da etapa de Teahupoo, da qual desistiu em cima da hora. Correu normalmente no Surf Ranch Pro, em sua própria piscina de ondas, e se ausentou da perna europeia.  Todas as ausências foram creditadas a uma recuperação difícil de uma fratura no pé, sofrida ainda em 2017, na etapa da África do Sul.

Dentre os postulantes ao título mundial, apenas Filipe Toledo já sabe seus dois adversários no round 1. Ele entra na água na quarta bateria, contra o australiano Matt Wilkinson e o próprio Caio Ibelli.

Julian Wilson, único vencedor do Pipe Masters entre os três, cai na bateria seguinte. Seus adversários serão o brasileiro Tomas Hermes e o surfista mais bem classificado na triagem.

Na sequência, entra na água o líder do ranking e duas vezes finalista de Pipe, Gabriel Medina, contra o australiano Connor O’Leary e o segundo classificado das triagens.

Confira todas as baterias da primeira fase do Billabong Pipe Masters:

1: Jordy Smith (ZAF), Frederico Morais (PRT), Kelly Slater (USA)
2: Owen Wright (AUS), Yago Dora (BRA), Miguel Pupo (BRA)
3: Italo Ferreira (BRA), Joan Duru (FRA), Keanu Asing (HAW)
4: Filipe Toledo (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Caio Ibelli (BRA)
5: Julian Wilson (AUS), Tomas Hermes (BRA), convidado
6: Gabriel Medina (BRA), Connor O’Leary (AUS), convidado
7: Wade Carmichael (AUS), Griffin Colapinto (USA), John John Florence (HAW)
8: Kanoa Igarashi (JPN), Sebastian Zietz (HAW), Michael February (ZAF)
9: Michel Bourez (PYF), Ezekiel Lau (HAW), Ian Gouveia (BRA)
10: Conner Coffin (USA), Jeremy Flores (FRA), Jesse Mendes (BRA)
11: Kolohe Andino (USA), Adrian Buchan (AUS), Joel Parkinson (AUS)
12: Willian Cardoso (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Patrick Gudauskas (USA)

Veja também: Desert Hilton: uma surf trip mágica por West Australia