Vídeo: pescadores arrastam tubarão vivo amarrado a um carro na Austrália

Você pode assistir ao vídeo acima. Mas fica o alerta: as cenas são fortes.

Acena absolutamente revoltante começou a circular no início deste mês na Austrália até ganhar manchetes dos telejornais locais. Um grupo de pescadores amarrou um tubarão vivo a um carro, com uma corda, e o arrastou por um tempo indeterminado por uma estrada. Mais ou menos na mesma época, um outro vídeo circulou, mostrando um homem adulto desferindo socos contra um tubarão de pequeno porte, também vivo, fora da água.

Autoridades australianas se pronunciaram, e o ministro da pesca do país classificou o ato como “completamente idiota”. Infelizmente, pelas leis locais, mesmo que os culpados sejam encontrados, é pouco provável que alguma medida legal possa ser tomada. A circulação dos vídeos, entretanto, fez com que políticos passassem a debater uma legislação mais rígida para casos do tipo.

Os tubarões estão no centro de uma histórica discussão entre políticos, ambientalistas e sociedade civil, mas um ato de maldade como esse jamais havia sido registrado ou divulgado, e prontamente provocou indignação de comoção coletiva.

No Brasil, um caso semelhante seria enquadrado por um artigo específico sobre maus tratos a animais silvestres da Lei de Crimes Ambientais, e os responsáveis estariam sujeitos a cumprir pena em regime fechado – muito embora o pleno exercício da Justiça, aqui, fosse ser uma outra história. De qualquer forma, existem diversas instâncias de denúncia. Saiba mais aqui.