Australiano Jacob Wilcox e mais dois vencedores do Mundial Junior, Mateus Herdy e Vasco Ribeiro, tiraram leite de pedra nas condições medíocres da praia de Manly no Vissla Sydney Surf Pro

Por Redação HC

O terceiro dia do Vissla Sydney Surf Pro foi para a água na madrugada desta quarta (22) em condições medíocres em Manly Beach. Os principais cabeças de chave duelaram em ondas que chegavam, se muito ao quase-meio-metro, e quem conseguia encontrar uma onda melhorzinha tinha vantagem gigantesca.

Os destaques do dia foram surfistas leves e de abordagem progressiva, que conseguiram não só encontrar umas valas mais decentes como espremer suas paredinhas até o limite. No caso, dois campeões mundiais Pro Junior, o português Vasco Ribeiro (2014), com 15,50, e o brasileiro Mateus Herdy (2018), 14,44, e o australiano Jacob Wilcox (16,27).

Em sua melhor onda, Mateus, sabe-se lá como, conseguiu rodar um reverse de backside em uma esquerda em que a maioria dos mortais não conseguiria velocidade para dar uma batida. Ninguém mais chegou próximo à casa dos 14 pontos.

Pelo filtro do torcedor brasileiro, o segundo round foi um pouco melhor que o primeiro, com duas dobradinhas e a maioria dos surfistas brasileiros conseguindo vaga na rodada seguinte.

Thiago Camarão e Alex Ribeiro fizeram a primeira, eliminando o ex-top do CT Wiggolly Dantas. Menos de uma hora depois, Tomas Hermes e Jessé Mendes fizeram a segunda, de novo eliminando um brasileiro, Krystian Kymerson.

Ian Gouveia, Jadson André e Michael Rodrigues venceram suas baterias, assim como Mateus, Tomas e Alex. Além de Camarão e Jessé, passaram na segunda posição de suas baterias Bino Lopes, Weslley Dantas e Marco Giorgi. Flávio Nakagima, Caio Ibelli, Victor Bernardo, Deivid Silva, Miguel Pupo e Yuri Gonçalves foram eliminados, assim como Krystian e Guigui.

Como costuma acontecer em campeonatos em condições assim, os principais cabeças de chave não conseguiram exercer um amplo domínio: Jessé Mendes, Kelly Slater, Jadson André e Matt Wilkinson, avançaram, por exemplo, enquanto Frederico Morais, Joan Duru, Miguelito e Jack Robinson foram limados.

A próxima chamada para o Vissla Sydney Pro é nesta quarta, às 17h no horário de Brasília.

Veja também: Noruegueses querem voluntários para testar prancha de gelo em água abaixo de 0ºC