Especialistas afirmam que consumir carne de tubarões encalhados pode ser extremamente nocivo à saúde.

Por Redação HC

Um metalúrgico de 56 anos, morador de Mongaguá, litoral de São Paulo, encontrou um tubarão-anequim encalhado na praia Agenor de Campos e decidiu levar o animal para sua casa e fritá-lo. Especialistas afirmam que ingerir carne de tubarões encalhados pode apresentar alto risco à saúde, já que os animais podem estar doentes.

O metalúrgico disse que saiu para caminhar por volta das 6h na orla da praia Agenor de Campos e encontrou o animal já sem vida: “estava com a barbatana ferida, pareciam marcas de rede de pesca. Como estava fresco ainda e se trata de uma espécie comestível, levei para casa e degustamos ele em família”, relata.

O homem também afirmou que sempre aciona as autoridades em casos semelhantes, mas que dessa vez decidiu levar o animal para casa: “não é tão raro aparecer. Difícil é ficar na rede, porque é feroz. Estávamos em um grupo de pessoas limpando e terminando a produção para uma festa que faríamos de noite, então fomos presenteados por ‘São Pedro Pescador”, ressaltou.

Tubarão se tornou porção para moradores de Mongaguá (Foto: Repdroução/G1)

Para Edris Queiroz, biólogo do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm), o fato do tubarão ter sido encontrado encalhado não é um bom indicador: “é raro encontrar esse animal próximo a praia, já que ele possui hábitos oceânicos e geralmente é pescado em pesca de espinhel (aparelho de pesca). Se ele veio até águas rasas, é porque já estava prestes a morrer. Resta saber se devido a doenças, ferimentos ou idade.

Edris também reitera a importância de avisar as autoridades em casos como este: “o Biopesca tem uma parceria, em que tubarões e raias encontrados são encaminhados para ele para fins de pesquisa. Esse tipo de achado é importante na reunião de dados que podem contribuir na conservação da espécie”, completa.

 

 

 

VEJA TAMBÉM:
– TUBARÕES DEVORAM BALEIA E ASSUSTAM SURFISTAS NA AUSTRÁLIA – VEJA  
60 TUBARÕES INVADEM PRAIA E HELICÓPTERO RESGATA SURFISTAS
MISTERIOSAS CAIXAS DE BORRACHA ENCALHAM EM PRAIA E CAUSAM ACIDENTE FATAL NO RN