Animal ficou preso em rede de pesca e causou surpresa. Pesquisadores afirmam que espécie se aproximou da costa pra procriar

Por Redação HC

Um tubarão-tigre morreu preso a redes de pesca em Peruíbe, litoral de São Paulo. O animal foi encontrado por pescadores com diversos ferimentos e já sem vida. A fêmea da espécime possuía 1,60 de largura e peso de 20 quilos. Sua carcaça foi encaminhada para o Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente para realização de pesquisas.

Tubarão foi encontrado já morto em Peruíbe, SP (Foto: Divulgação/Ibmm)

De acordo com Edris Queiroz, chefe do instituto, tubarões são atraídos para redes de pesca que ficam longos períodos no mar, por conta disso, muitos peixes se acumulam ali, um verdadeiro banquete para tubarões. Porém, Edris explica que no caso do tubarão-tigre, essa alimentação pode ser fatal: “quando ele vai atrás desse peixe, pode ficar preso na rede de pesca também. E para sobreviver, o tubarão-tigre precisa respirar pelas fendas branquiais, então precisa estar sempre nadando, se não vem a óbito”, afirma.

Espécie precisa estar em constante movimento para que sua respiração funciona perfeitamente, afirmam especialistas (Foto: Divulgação/Ibmm)

Queiroz acrescenta que não é comum que essa espécie se aproxime de águas rasas e que geralmente os tubarões-tigre fêmeas usam a região de Peruíbe para se alimentarem e dar à luz a seus filhotes.

O tubarão-tigre encontrado está congelado no núcleo de pesquisa do Ibimm, onde será estudado pelos pesquisadores. O Instituto tem um projeto de estudo no litoral sul de São Paulo sobre tubarões e raias há seis anos.

De acordo com o pesquisador chefe, a iniciativa é promovida em parceria com pescadores artesanais, que encaminham esses animais ao local quando os encontram no mar.

Veja também:
– TUBARÕES DEVORAM BALEIA E ASSUSTAM SURFISTAS NA AUSTRÁLIA – VEJA  
-60 TUBARÕES INVADEM PRAIA E HELICÓPTERO RESGATA SURFISTAS
MISTERIOSAS CAIXAS DE BORRACHA ENCALHAM EM PRAIA E CAUSAM ACIDENTE FATAL NO RN