Novo modelo produzido pelo shaper Dan Mann, da Firewire, foi feito especialmente para aprimorar o desempenho de Kelly Slater, afirma Dan

Por Redação HC

Após muitos testes, pranchas esquecidas e telefonemas-supresa, o shaper Dan Mann da Firewire lançou ao público seu novo modelo de prancha batizado de The FRK, produzido especialmente para Kelly Slater.

Em um vídeo no Surf Ranch, Kelly e Dan contaram um pouco sobre como foi a trajetória de construção da prancha e quais acasos os uniram na empreitada de desenvolver um modelo na medida para a lenda do surf.

Dan relata que tudo começou em 2015, quando recebeu a proposta da Firewire para produzir um modelo que se adequasse às características de surf e tamanho de Kelly. “Eu vi tudo na minha cabeça imediatamente; do contorno inferior ao modelo de cauda. A maneira como o volume seria distribuído pela largura, a forma inteira”, ressalta.

The FRK, novo modelo produzido para Kelly Slater.

Logo que a primeira FRK ficou pronta, o shaper encaminhou a prancha à Kelly, porém, nunca recebeu uma resposta. “Estranhamente não recebi nada nem de Kelly nem de seu pessoal, então decidi seguir com outros projetos”.

Dois anos depois, em 2017, Mann foi surpreendido por uma chuva de mensagens de que Slater estava utilizando a FRK em Trestles. Incrédulo, descobriu que o modelo enviado a Kelly em 2015 foi parar em um galpão do surfista que ele não utilizava há dois anos.

Veja também: flashback: o melhor do Circuito Mundial de 2011

A FRK foi encontrada por um amigo de Slater que logo contou ao surfista sobre a prancha e suas características. A primeira reação de Kelly, antes mesmo de testar o modelo, foi de que ela realmente se adequaria ao seu estilo. Dito e feito. Duas semanas depois ele realizaria seu melhor surf do ano — para muitos — na etapa de J Bay em 2017.

Com o modelo da prancha aprovado pelo criador e pela lenda, a FRK passou o ano de 2018 fazendo testes e aprimoramentos para finalmente chegar ao mercado em 2019. As inovações da prancha são seu interior e a madeira de paulownia que proporcionam extrema leveza.

Confira a conversa entre Dan Mann e Kelly Slater sobre a história da FRK e uma pequena sessão dos amigos no Surf Ranch testando o produto final: