A gaúcha-havaiana Tatiana Weston-Webb (foto) foi o grande destaque da abertura do Roxy Pro, 9ª etapa do Circuito Mundial Feminino, que começou nesta quarta (3), em Hossegor, França. Em ondas de meio a um metro, Tati fez a melhor nota individual (8,83) e a maior soma (14,63) de todas as competidoras, e mandou para a repescagem as rivais Malia Manuel (Havaí) e Macy Callaghan (Austrália).

“Fiquei feliz por achar umas esquerdinhas ali”, disse a brasileira. “A bancada está desafiadora, porque muda o tempo inteiro, mas eu amo condições assim, as ondas estão super divertidas”, continuou ela, depois da bateria.

O dia foi curto, com a realização apenas das seis baterias do round 1. As duas candidatas ao título mundial da temporada, a australiana Stephanie Gilmore e norte-americana Lakey Peterson, também venceram seus duelos.

Veja também: Surfistas dão show em Hossegor no aquecimento para Quik e Roxy Pro

Steph foi a primeira a entrar na água e não teve vida fácil. Ela passou praticamente toda a bateria contra a convidada Vahine Fierro, do Taiti, e Sage Erickson, dos Estados Unidos, fora da primeira posição. A hexacampeã mundial apenas conseguiu assumir a liderança apenas a seis minutos do final, quando fez a melhor nota do duelo.

Steph precisa terminar o campeonato uma posição à frente de Lakey Peterson para vencer o título mundial – seu sétimo – já na França.

“Claro que há pressão sobre mim e Lakey”, disse a australiana. “A questão é qual de nós vai conseguir lidar melhor com isso”, concluiu.

Lakey Peterson também foi para a segunda fase em um duelo de notas baixas. Mas, diferente de Steph, liderou sua bateria contra a francesa Pauline Ado e a norte-americana Courtney Conlogue do início ao fim.

Ao contrário das líderes, a local Johanne Defay conseguiu uma grande atuação em frente a sua torcida. Na última bateria do dia, logo depois de Tati, ela somou 14,14 pontos, segunda melhor soma do dia.

Além delas, Carissa Moore e Bront Macaulay foram as outras surfistas que veceram seus duelos e avançaram direto ao round 3.

A próxima chamada do Roxy e Quiksilver Pro está marcada para a madrugada desta quinta (4), às 2h no horário de Brasília.

Roxy Pro – resultados do Round 1:

1: Bronte Macaulay (AUS) 11.20, Nikki Van Dijk (AUS) 10.50, Caroline Marks (USA) 4.74
2: Carissa Moore (HAW) 12.17, Coco Ho (HAW) 5.40, Paige Hareb (NZL) 4.63
3: Stephanie Gilmore (AUS) 11.36, Sage Erickson (USA) 10.53, Vahine Fierro (PYF) 10.10
4: Lakey Peterson (USA) 9.67, Courtney Conlogue (USA) 9.03, Pauline Ado (FRA) 7.43
5: Tatiana Weston-Webb (BRA) 14.63, Malia Manuel (HAW) 12.83, Macy Callaghan (AUS) 10.77
6: Johanne Defay (FRA) 14.14, Sally Fitzgibbons (AUS) 9.97, Keely Andrew (AUS) 6.26

Baterias do round 2:

1: Malia Manuel (HAW) vs. Keely Andrew (AUS)
2: Coco Ho (HAW) vs. Paige Hareb (NZL)
3: Caroline Marks (USA) vs. Vahine Fierro (PYF)
4: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Pauline Ado (FRA)
5: Nikki Van Dijk (AUS) vs. Macy Callaghan (AUS)
6: Courtney Conlogue (USA) vs. Sage Erickson (USA)

Texto: Redação HC
Imagem: Laurent Masurel/WSL