22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024
22.3 C
Hale‘iwa
quarta-feira, 13 março, 2024

Quiksilver Pro Gold Coast tem baterias definidas

Terceira bateria do Quiksilver Pro promete confronto eletrizante de Italo Ferreira, Yago Dora e Kelly Slater. John John estreia contra Mikey Wright e Peterson Crisanto

Por Fernando Guimarães

A abertura do Circuito Mundial de 2019 acontece apenas no dia 3 de abril, na Austrália — noite do dia 2 aqui no Brasil — mas as baterias da primeira fase do Quiksilver Pro Gold Coast, primeira etapa do ano na elite, já estão definidas.

Os duelos do Boost Mobile Pro, evento que abre o calendário feminino na mesma janela e no mesmo pico de Snapper Rocks, ainda não foram divulgados.

Quiksilver Pro – primeira rodada

1. Owen Wright, Griffin Colapinto, Soli Bailey
2. Jordy Smith, Ezekiel Lau, Jack Freestone
3. Italo Ferreira, Yago Dora, Kelly Slater
4. Filipe Toledo, Joan Duru, Caio Ibelli
5. Julian Wilson, Seth Moniz, convidado
6. Gabriel Medina, Ryan Callinan, convidado
7. Conner Coffin, Adrian Buchan, Jadson André
8. Michel Bourez, Jeremy Flores, Leo Fioravanti
9. Wade Carmichael, Michael Rodrigues, Ricardo Christie
10. Kanoa Igarashi, Sebastian Zietz, Deivid Silva
11. Kolohe Andino, Willian Cardoso, Jessé Mendes
12. Mikey Wright, John John Florence, Peterson Crisanto

Ausências e presenças confirmadas (até agora)

Apesar de a WSL e o próprio Adriano de Souza não terem confirmado nem desmentido, o campeão mundial de 2015 segue recuperando-se de lesão sofrida em outubro do ano passado, em Portugal, e cede a vaga para o primeiro alternate da lista, o também guarujaense Caio Ibelli.

A lista de lesionados para a etapa inicial, aparentemente, para por aí. Leo Fioravanti, que deslocou o ombro durante a perna australiana do QS, está no seed, assim como Adrian Buchan e Griffin Colapinto, dois possíveis lesionados segundo alguns rumores.

O maior de todos os rumores, entretanto, é sobre John John Florence. Uma informação de bastidor soprada no ouvido do jornalista australiano Derek Rielly diz que o havaiano vai se retirar tanto da etapa de Snapper Rocks quanto da seguinte, Bells Beach, ainda alegando recuperar-se da lesão no joelho que sofreu em Bali no ano passado.

John John tem postado clipes quase diariamente nos últimos dias, aparentemente em boas condições para surfar. Ainda não viajou para a Austrália, mas está relacionado para a última bateria do round 1, ao lado do australiano Mikey Wright, também conhecido como Queridão da WSL, e do paranaense estreante na elite mundial Peterson Crisanto.

Além desta que encerra a rodada, vale um destaque para a terceira bateria do ano, com Italo Ferreira, Yago Dora e Kelly Slater.

Gabriel Medina enfrenta Ryan Callinan e um dos dois convidados, cujo nome ainda não foi definido — talvez venha das triagens, talvez por convite do patrocinador da etapa, ainda não se sabe. O segundo convidado para o evento está na bateria número cinco, do atual vice-campeão mundial, Julian Wilson, e do estreante havaiano Seth Moniz.

Estreia do novo formato

O Quiksilver e Boost Mobile Pro serão os primeiros eventos da WSL com o novo formato adotado para as etapas da elite em 2019. Agora, o segundo colocado de cada bateria do round 1 também já se classifica direto para a terceira rodada.

A repescagem acontece em quatro baterias de três atletas, e apenas o último de cada é eliminado.

Veja também: “Mudança no formato do CT é irrelevante”, diz Alex Guaraná

O round três emparelha os 32 surfistas classificados em 16 baterias homem a homem.

A WSL afirmou que os vencedores de baterias na abertura serão “premiados” com as cabeças de chave na partir do round três. Só não explicou como isso vai funcionar tendo 12 vencedores para 16 baterias. Ou como vai ranquear os vencedores de bateria da repescagem em relação aos segundos colocados do round 1.

Entretanto, após a sexta etapa (Jeffrey’s Bay), os Top 4 do ranking tornam-se cabeças-de-chave definitivos até o final do ano. Ou seja, se passarem ao round três — independente se pela repescagem, pela abertura, em segundo ou em primeiro — só se enfrentarão nas semifinais.

Tudo pode ser esclarecido a partir do próximo dia três.

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias