Entre os dias 05 e 07 de outubro, a cidade mais antiga de Santa Catarina, São Francisco do Sul volta a sediar um evento do Circuito Mundial da World Surf League após seis anos. O São Chico Eco Festival é patrocinado pela Prefeitura de São Francisco do Sul, com envolvimento da Secretaria de Meio Ambiente e da Gerência de Esportes, e faz parte do projeto da embaixadora do surfe feminino na WSL South America e colunista da HARDCORE, Marina Werneck, de fomentar o desenvolvimento da categoria no país.

“A minha bandeira sempre foi desenvolver projetos para fortalecer a categoria no Brasil. O São Chico Eco Festival é só o primeiro evento especial voltado para o empoderamento feminino e para a preservação do meio ambiente. Tenho muito orgulho de estar representando o surfe feminino na América do Sul como embaixadora junto a WSL South America”, ressalta.

Veja também: Tati Weston-Webb é a melhor no primeiro dia em Hossegor

O São Chico ECO Festival será o primeiro campeonato exclusivamente feminino da World Surf League a ser realizado em Santa Catarina. E o mais importante do Brasil esse ano para as meninas, valendo 1.500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1.000 para o ranking regional da WSL South America, que define a campeã sul-americana da temporada.

Além da etapa do QS 1500, que vai atrair as principais surfistas da América do Sul e de outros continentes, o São Chico ECO Festivaltambém vai promover a etapa decisiva do título sul-americano Pro Junior de 2018, coroando a melhor surfista da categoria Sub-18 do continente e as duas classificadas para o World Surf League Junior Championship, na primeira semana de dezembro em Taiwan.

Um dos pilares do projeto idealizado por Marina Werneck é unir esporte e ecologia. O grande destaque na programação extra para o público que comparecer na Prainha são as atividades de educação ambiental e preservação da natureza. A realização do evento será uma ferramenta para estimular a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) no município.

Em janeiro deste ano, a Prainha, em São Chico, recebeu a primeira etapa do Circuito Rip Curl Grom Search. O campeonato rolou com altas ondas nos dois dias

O São Chico Eco Festival vai construir uma “Vila Ecológica” na Prainha, explorando seis linhas temáticas socioambientais, como praia acessível para todos, ecoturismo, gerenciamento de resíduos sólidos na orla da Prainha, educação socioambiental, preservação e recuperação das APPs do Município e fomento à alimentação saudável. Serão promovidas atividades para o público em parceria com instituições renomadas internacionalmente, como a ONU, por meio da campanha Mares Limpos, Projeto Ecosurf, Projeto Route, entre outros.

A Praia da Saudade de São Francisco do Sul, mais conhecida por Prainha, possui uma das melhores ondas de alta performance de Santa Catarina e do Sul do país. Ela fica a 16km do Centro Histórico de São Francisco do Sul, entre a Enseada e a Praia Grande. São Chico, como é carinhosamente chamada, é cercada pela Mata Atlântica e por belas praias, tendo uma das maiores baías do Brasil, a Baía Babitonga.