Apesar da imagem ilustrativa acima, registrada em um dia de altas ondas na Praia do Cardoso (SC) — quando Lucas Chumbo venceu o Mormaii Big Wave — neste final de semana a previsão indica que é melhor não se aventurar para dentro da água na região Sul. Um ciclone tropical se aproxima e alguns sistemas apontam para ventos de até 150km/h.

No sudeste, a ondulação deve chegar com até um metro, mas os ventos fortes tendem a prejudicar a formação nos picos menos abrigados. O creme deve ficar para o Nordeste, que deve ter ótimas condições em diversos picos. Confira a previsão completa:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por broou (@broou) em

REGIÃO SUL: VAI FICAR STORM
PREVISÃO DE VENTOS FORTES


A previsão de surf é instável para a região Sul. De acordo com os dados de vento do modelo ECMWF teremos um grande ciclone extratropical atuando na região costeira do sul do Brasil neste final de semana. Segundo o ECMWF, os ventos nessa região podem superar 100 km/h. Entretanto, a previsão apresentada pelo modelo GFS é bastante diferente, no qual o vento não deve ultrapassar 50 km/h. De qualquer forma, as ondas não devem estar muito boas e por motivos de segurança é melhor evitar a navegação. De sexta até domingo: as ondas vão de 0.5 até 2.5 metros, ondulação de leste para sul, ventos de nordeste para forte de sul, e formação ruim.

REGIÃO SUDESTE: 1 METRÃO
PROCURE PRAIAS PROTEGIDAS

Pode rolar boas ondas na região Sudeste. Sexta-feira devemos ter um bom swell de 11 segundos, com ondas superiores a 1 metro. No sábado o vento tende a aumentar um pouco, virando para sul, condição de maral em muitas praias da região, mas pode rolar boas ondas nas praias mais protegidas do vento. Domingo o mar tende a diminuir significativamente, mas ainda podem rolar umas ondinhas em muitos spots.

REGIÃO NORDESTE: MÉDIA 1 METRO
BOA FORMAÇÃO DE SUL

Boas ondas na maior parte do Nordeste. Um bom swell de sul com 12 segundos de período deve se aproximar nesta sexta-feira. As condições de vento devem se manter fracas até sábado na grande maioria dos spots. Domingo o mar pode diminuir um pouco, mas o vento de sudoeste pode ajudar na formação das ondas em muitos spots.

REGIÃO NORTE: MEIO-METRO
FORMAÇÃO RUIM


Condições ruins de surf para o Norte. As ondas entram quase que constantes de nordeste durante todo o final de semana com alturas entre 0.4 e 0.7 metro e períodos de 7 segundos. Os ventos sopram constantes entre moderados e forte de leste.

Previsão via @broou
Imagem: James Thisted/divulgação Mormaii