Nesta sexta-feira, 8 de junho, a terceira etapa do circuito mundial de surf terá uma continuação em Uluwatu, Bali, na Indonésia. Essa etapa teve início em Margaret River, na Austrália, mas foi cancelada no final do segundo round devido a presença constante de tubarões brancos na área. Assim, a etapa começa a partir do terceiro round na Indonésia.

Uluwatu está localizada na costa oeste de Bali e recebe muito bem o swell de sudoeste e funciona muito bem com ventos de leste e sudeste, predominantes nessa época do ano na região. O regime de ventos é bem marcado por um uma variação diurna, sendo fracos no período da manhã e mais intensos no período da tarde. Durante esse dias de competição, podemos esperar condições bem típicas para essa época do ano e altas ondas.

No primeiro dia da janela de espera, sexta-feira dia 08 de junho, devemos ter ondas na casa de um metro, chegando até um metro e meio, com 14 segundos de período de sudoeste. A previsão indica um vento constante de aproximadamente 18 km/h de sudoeste, ou seja, terral para Uluwatu. Portanto, devemos ter boas condições de surf em Uluwatu nesse primeiro dia da janela de espera.

No sábado, as condições tendem a aumentar, formando ondas na casa do 2 metros com 13 segundos de período. Mas o vento, apesar de terral (leste), também tende a aumentar, chegando até 27 km/h no período da tarde. Nessa época do ano, temos uma variação do vento semi-diurna bem marcada na região, que normalmente não aparece nos modelos de previsão de vento. Dessa forma, devem rolar altas ondas nesse dia, principalmente no período da manhã, onde o vento se encontra mais fraco.

No domingo, o tamanho das ondas permanece praticamente o mesmo, mas o período passa de 13 para 18 segundos. Com isso, as ondas tendem ser mais longas e com tubos mais rápidos. Nesse dia, a condição de vento se mantém de terral, praticamente com o mesmo padrão do dia anterior. Podemos ter altas ondas nesse dia também, mas com muitos tubos sem fim.