A proposta de Inge Wegge e Jørn Ranum é produzir um documentário mostrando os desafios da construção da prancha e de surfar em um local tão frio

Por Redação HC

[cropcap size=big]O[/dropcap]s noruegueses Inge Wegge e Jørn Ranum trabalham atualmente em um projeto inusitado: produzir um documentário com um grupo de surfistas, um shaper e um escultor para construir uma prancha de gelo e surfar nas águas geladas das Ilhas Lofoten, Noruega.

Inge e Jørn agora se concentram em recrutar surfistas para a empreitada. Aquele que se candidatar deve estar disposto a encarar temperaturas abaixo de zero e dropar ondas com uma prancha escorregadia e instável.

Na prévia do documentário batizado de Ice Edge, Wegge conta que a ideia parece simples, porém é muito trabalhosa: o gelo que necessita de grande cuidado. “Primeiro, precisamos cortar blocos de um lago ou algo parecido. O maior desafio é criar um shape do tamanho correto para que não derreta em 5, 10 minutos”, ressalta.

Veja também: Marco Giorgi deslancha no QS em Sidney

As gravações acontecem agora entre os meses de Fevereiro e Abril de 2019 – período mais frio do Círculo Polar Ártico. Os primeiros testes já estão em andamento, e o próximo objetivo da dupla é fazer alguém dropar uma onda em cima das barras de gelo. “Como as pranchas derretem rapidamente, precisamos ter de 20 a 30 modelos prontos e pessoas para transportá-las até os surfistas no mar”, diz Inge

Os amigos também pretendem inovar na hora das gravações e trabalhar com pranchas com e sem quilhas, short e longboards, teste de aderência com areia e luzes LED dentro dos protótipos.

Esse é o segundo projeto dos noruegueses que em 2012 lançaram North Of The Sun, premiado filme de surf sobre uma surftrip nas gélidas águas ao norte da Noruega.

Para finalizar a iniciativa, Inge e Jørn buscam apoiadores para arrecadação de aproximadamente US$ 60 mil. Eles esperam conseguir US$ 20 mil por meio de crowdfunding.

Ice Edge será exibido pela canal norueguês NRK e em festivais de cinema ao redor do mundo.

Confira agora a prévia do documentário: