Atual campeão mundial Pro Junior, Mateus Herdy recebe convite da WSL e está na 5ª bateria da abertura do Oi Rio Pro

Por Redação HC

A WSL confirmou nesta terça o catarinense Mateus Herdy como beneficiário de seu convite para participar do Oi Rio Pro, quinta etapa do Circuito Mundial de 2019. A justificativa oficial do convite não foi confirmada, mas o atleta já aparece listado na quinta bateria da rodada de abertura, contra Deivid Silva e Italo Ferreira.

A falta de critérios padronizados para escolha do wildcard da WSL não foi bem recebida por todos. Em Margaret River, por exemplo, o convite foi dado a Jack Robinson, alegadamente por ser surfista local mais bem qualificado no ranking do QS.

Veja também:
Caio Ibelli e Adriano de Souza são confirmados no Oi Rio Pro
Entrevista: 10 perguntas com Mateus Herdy

O local da Praia Grande Alex Ribeiro entende que, por este critério, a vaga no Oi Rio Pro deveria pertencer a ele, já que o brasileiro mais bem colocado no circuito de qualificação (e atual líder do ranking) é o potiguar Jadson André, que já pertence à elite mundial. Alex é o segundo melhor brasileiro no QS, atualmente na quarta posição.

Se fosse dedicada a um local de Saquarema, especificamente, a vaga seria de João Chumbinho, que venceu no mês de maio o Maui and Sons Arica Pro, etapa de 3 mil pontos do QS no Chile.

Tanto Alex quanto Chumbinho devem participar do campeonato de triagem, que irá decidir quem fica com a última vaga para convidado da etapa.

Além de Herdy, outro surfista confirmado pela WSL no Oi Rio Pro é o português Frederico Morais, segundo alternate do CT em 2019. Ele entra na vaga do australiano Mikey Wright. Com a saída de Mikey, por sinal, o seeding do evento foi refeito e as baterias rearranjadas.

Oi Rio Pro – primeira rodada (masculino)

1. Kanoa Igarashi, Peterson Crisanto, Jadson André
2. Gabriel Medina, Adrian Buchan, Soli Bailey
3. Kolohe Andino, Yago Dora, Adriano de Souza
4. Filipe Toledo, Sebastian Zietz, Frederico Morais
5. Italo Ferreira, Deivid Silva, Mateus Herdy
6. John John Florence, Caio Ibelli, convidado
7. Jordy Smith, Willian Cardoso, Ricardo Christie
8. Julian Wilson, Michael Rodrigues, Ezekiel Lau
9. Conner Coffin, Kelly Slater, Griffin Colapinto
10. Owen Wright, Seth Moniz, Jack Freestone
11. Ryan Callinan, Wade Carmichael, Jesse Mendes
12. Jeremy Flores, Michel Bourez, Joan Duru