25 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024
25 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024

Júlia Duarte fatura o Neutrox Weekend em Itacaré

Nome forte da nova geração, Júlia Duarte, de apenas 16 anos, foi a grande vencedora do Neutrox Weekend, encerrado este domingo em Itacaré

Por João Paulo de Castro, via FMA Notícias

Uma das grandes promessas da nova geração do surf brasileiro feminino, a carioca Júlia Duarte foi a grande vencedora do Neutrox Weekend, neste domingo (9), na Praia da Tiririca, em Itacaré, na Bahia. Julinha, de apenas 16 anos de idade e uma das caçulas no evento, superou outros três jovens talentos, para comemorar a sua primeira vitória na categoria profissional, em disputa válida pelo título brasileiro. Já no Stand Up Paddle (SUP) Wave, a paulista Nicole Pacelli, duas vezes campeã mundial na modalidade, confirmou o favoritismo.

Em seu terceiro ano seguido, o segundo na paradisíaca praia baiana, o evento exclusivo para o público feminino foi oficializado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e contou com diversas outras ações fora do mar, envolvendo o público presente. Outra grande atração foi a presença da cearense Silvana Lima, que representa o Brasil na elite mundial e prestigiou as disputas como incentivo para o fortalecimento do surf feminino.

Veja também:
Caio Ibelli e Adriano de Souza confirmados no Oi Rio Pro
Nova Zelândia pode receber etapa de 10 mil pontos do QS em 2020

Na final profissional, Julia, que atualmente mora em São Sebastião/SP, teve uma disputa acirrada com Karol Ribeiro, de Cabo Frio/RJ, representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. As duas terminaram com a mesma pontuação, mas a carioca levou a melhor por ter a maior nota, nas duas ondas que são somadas. Pelo primeiro lugar, ela faturou R$ 4 mil dos R$ 15 mil de premiação, além de kit da Neutrox e da Hang Loose, copatrocinadora do evento, e mil pontos no ranking nacional.

O belo desempenho da vencedora começou já nas semifinais, ao superar Karol, por um décimo, e duas experientes competidoras, Tais de Almeida, de Saquarema/RJ, três vezes vice-campeã brasileira, e Luana Coutinho, de Ubatuba/SP, campeã nacional em 2017. Ainda na decisão, a cearense de Fortaleza, Larissa dos Santos, que teve melhor desempenho no sábado, repetiu o terceiro lugar conquistado na etapa inicial do ranking 2019, em Ubatuba, com Kayane Reis, também de Saquarema, ficando em quarto.

A atuação, atitude e postura de Julia foram elogiada por Silvana Lima, que fez questão de carrega-la nos ombros ao final da disputa. “Estou muito feliz com esse resultado, porque é a categoria de cima, a principal. O mar estava bom, tem umas ondas com pressão, então deu para dar umas batidas fortes. E fiquei feliz pela Silvana ter me carregado, porque eu gosto muito dela e me inspiro no surf dela”, vibrou.

As campeãs Nicole Pacelli e Júlia Duarte (Fabriciano Junior/divulgação)

“Eu já havia ficado em quarto lugar em um campeonato profissional, mas nunca venci. Venho treinando para melhorar cada vez mais e só tenho que agradecer a Deus, aos meus pais, ao Instituto Gabriel Medina, ao meu shaper Hennek, que faz essas pranchas mágicas, e a Neutrox por esse evento incrível para as meninas”, disse a atleta que em Ubatuba venceu a etapa inicial do Brasileiro na categoria pro-júnior. Ainda na disputa profissional, Tais Oliveira foi premiada por ser a melhor baiana na categoria, valorizando as atletas locais.

No desafio de SUP (sem valer para ranking), Nicole foi a melhor. Campeã mundial de SUP Wave duas vezes em 2013, tanto no APP World Tour, quanto no ISA World SUP Championship, novamente indicada esse ano ao prêmio da maior onda surfada por uma mulher pela World Surf League (WSL) e cinco vezes campeã brasileira, ela se prepara para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

Ainda na categoria, destaque para a carioca Angela Bauer, que aos 54 anos de idade, segue competindo e enfrentando meninas com menos da metade de sua idade, e ficou em terceiro lugar, atrás da catarinense Carolina Farias, com a baiana Maira Braz, em quarto.

“No começo, não tinham muitas meninas competindo e, hoje, vejo várias atletas indo muito bem, melhorando cada vez mais. Isso é muito importante para o surf feminino do Brasil. O Neutrox Weekend mostrou isso. Foi uma bateria complicada, em um mar difícil e as garotas botaram para baixo, encararam as ondas e foi um show de surf”, falou a atleta que analisou sua preparação para os Jogos Pan-Americanos. “Esse é meu último campeonato antes do Pan, e você só treina para competição correndo bateria. Então, além de unir toda essa vibe de Itacaré e a estrutura oferecida pela Neutrox, participar deste desafio foi bem importante para a minha preparação em busca dessa medalha inédita para o Brasil”, completou.

ATIVIDADES – O terceiro e último dia do Neutrox Weekend de 2019 em Itacaré teve várias atrações para divertir o público presente na Praia da Tiririca. Pela manhã, instrutores deram aulas de yoga e vôlei para os turistas e moradores que visitavam o local. Já no período da tarde, foi a vez de Nicole Pacelli e Silvana Lima atenderem ao público numa sessão de autógrafos na tenda do Ecoporan Hotel Charme, parceiro oficial do evento.

Depois, os presentes na estrutura montada pela Neutrox curtiram uma aula de muay thai e para completar, o grupo Dedo de Moça fez uma apresentação musical. O evento terminou como duas atrações na praia da Concha. Primeiro, as mulheres foram ao mar para uma aula de canoa havaiana. Depois um belo sunset com música para encerrar as atividades do Neutrox Weekend 2019.

O Neutrox Weekend 2019 terá mais uma etapa, em data a ser divulgada, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, novamente valendo pelo ranking da Abrasp, reforçado, com a etapa do QS 1000, da WSL. O encontro também terá o Brasileiro de SUP, um desafio de longboard, junto com o Campeonato Brasileiro de Skate Mini Ramp Feminino, além de várias ativações para o público presente.

O Neutrox Weekend é uma realização da Abrasp, com patrocínio da Neutrox e copatrocínio da Hang Loose. A etapa de Itacaré teve o copatrocínio de Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos e apoios da Prefeitura de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma das grandes promessas da nova geração do surf brasileiro feminino, a carioca Júlia Duarte foi a grande vencedora do Neutrox Weekend, neste domingo (9), na Praia da Tiririca, em Itacaré, na Bahia. Julinha, de apenas 16 anos de idade e uma das caçulas no evento, superou outros três jovens talentos, para comemorar a sua primeira vitória na categoria profissional, em disputa válida pelo título brasileiro. Já no Stand Up Paddle (SUP) Wave, a paulista Nicole Pacelli, duas vezes campeã mundial na modalidade, confirmou o favoritismo. Outra grande atração foi a presença da cearense Silvana Lima, que representa o Brasil na elite mundial e prestigiou as disputas como incentivo para o fortalecimento do surf feminino. SURF 1 Júlia Duarte – RJ (SP) @juliaduarte2002 2 Karol Ribeiro – RJ @karolribeiro 3 Larissa dos Santos – CE @risssantos18 4 Kayane Reis – RJ @kayane.reis SUP WAVE 1 Nicole Pacelli – SP @nicolepacelli 2 Carolina Farias – SC @caroldeboa 3 Angela Bauer – RJ @angelabaueroficial 4 Maira Braz – BA @maabraz Fotos: @fabricianojuniorsurf #neutroxweekend2019 #boascoisasdavida #itacare #abrasp #surfpro #neutrox @neutrox @ecoporanitacare @prefeituradeitacare @hangloose_brasil

Uma publicação compartilhada por ABRASP (@abraspoficial) em

RESULTADOS DA ETAPA DE ITACARÉ

SURF

1 Júlia Duarte – RJ (SP)
2 Karol Ribeiro – RJ
3 Larissa dos Santos – CE
4 Kayane Reis – RJ
5 Luara Thompson – RJ
5 Tais de Almeida – RJ
7 Tais Oliveira – BA
7 Luana Coutinho – SP
9 Camila Cássia – SP
9 Manu Ronnau – SC
9 Monik Santos – PE
9 Vidda Cavalcante – AL
13 Dani Albuquerque – BA
13 Potira Castaman – BA
13 Monika Takaki – RJ

SUP WAVE

1 Nicole Pacelli – SP
2 Carolina Farias – SC
3 Angela Bauer – RJ
4 Maira Braz – BA

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias