Jadson André e Alex Ribeiro (foto) estão nas quartas de final do Burton Automotive Pro, etapa de 6 mil pontos do QS que acaba neste domingo em Newcastle, Austrália

Por Redação HC

O Burton Automotive Pro avançou até as quartas de final neste sábado (16), em ondas pequenas e destruídas por um forte vento na praia de Merewether, em Newcastle, Austrália. E o Brasil, que trazia o contingente mais numeroso desde as rodadas anteriores, chegou ao dia final representado por apenas dois dos oito remanescentes: Jadson André e Alex Ribeiro.

Na luta para encontrar ondas decentes, Miguel Pupo, Krystian Kymerson e Deivid Silva foram eliminados, respectivamente, pelo peruano Miguel Tudela, pelo estadunidense Tanner Gudauskas e pelo australiano Jack Robinson.

Veja também: Surfista de 66 anos sofre infarto em Mavericks – e sobrevive!

Jadson passou pelo sul-africano Beyrick de Vries em um duelo apertadíssimo, mas a emoção maior ficou por conta de Alex Ribeiro.

O local da Praia Grande liderava a bateria contra o ex-top do CT Patrick Gudauskas e tinha prioridade, mas ainda assim optou por deixar o californiano pegar uma onda na contagem regressiva. Pat estampou um layback na parede da onda e pediu a nota, que, para sorte do brasileiro, não veio.

“Eu vi que a onda não tinha muito pra oferecer, então deixei ele pegar”, tentou explicar-se Alex. “Ainda estava nervoso porque sabia que ele podia conseguir a nota com uma manobra só, mas estou feliz que deu certo. Em condições como as de hoje uma onda boa pode aparecer do nada, então é preciso ser esperto. Estou me sentindo muito em forma nesse momento, estou empolgado para as quartas”, completou o brasileiro.

A melhor apresentação do dia foi feita por outro ex-top do CT, o australiano Matt Banting, com 15,90 pontos. Nas quartas, ele enfrenta o italiano Leo Fioravanti, que conseguiu retornar à elite em 2019.

Alex Ribeiro enfrenta o francês Charly Quivront e Jadson, o americano Tanner Gudauskas. Próxima chamada às 18h, no horário de Brasília, para decidir o título.

Para ver os resultados detalhados, entre aqui.