Silvana Lima, Tati Weston-Webb, Peterson Crisanto, Willian Cardoso avançam no 2º dia de Corona Open J-Bay. Jessé e Jadson ficam em 33º

Por Redação HC

O Corona Open J-Bay conheceu seus primeiros eliminados na manhã desta quarta, 10 de julho. Dentre os homens, metade são brasileiros: Jessé Mendes e Jadson André ficaram em último lugar em suas baterias no elimination round, a famosa repescagem, e deram adeus à África do Sul com o indesejado 33º lugar. Também se despediram da etapa os convidados Beyrick De Vries e Jorgan Couzinett, entre os homens, e Bianca Buitendag e Sage Erickson.

O dia começou com as três baterias remanescentes do seeding round feminino após algumas chamadas adiadas. A primeira grande apresentação foi de Lakey Peterson, que parece estar retomando a boa forma de 2018. Lakey conseguiu emplacar uma sequência de manobras expressivas e com variedade, sem perder em nenhum momento o timing da onda nem forçar a barra para passar alguma sessão. Nota 8,33.

Veja também:
Começa J-Bay e Filipe Toledo é o melhor disparado

Silvana Lima não conseguiu fazer o mesmo na bateria seguinte e, para surpresa de muitos, ficou atrás de duas goofy-footers, Caroline Marks e Tatiana Weston-Webb.

Na sequência, os homens fora para a água lutar pela sobrevivência pela primeira vez no campeonato.

Dois surfistas se destacaram em cada uma das primeiras baterias, Jack Freestone e Seth Moniz.

Freestone acertou um alley oop bonito, mas meio baixo, que foi louvado e reprisado incessantemente durante a transmissão. Ryan Callinan venceu o local Beyrick De Vries em um duelo disputado, em que o convidado sul-africano teve a chance de conseguir a virada mas caiu na última onda. Na segunda bateria, a mesma coisa: Adrian Buchan venceu por pouco o convidado Jorgan Couzinett.

O primeiro surfista a ficar realmente para trás em uma bateria foi Jessé Mendes. Frederico Morais, que já fez a final em J-Bay em 2017, dominou o duelo com suas manobras largas, de borda, muito acostumado com point-breaks rápidos para a direita. No final, Kikas ficou em segundo, pois Jeremy Flores, outro surfista que encaixa muito bem o surfe ali, arrancou outra nota acima dos oito pontos — a terceira do dia, o que dá a impressão de que, depois de achatar tanto os scores no começo do ano, os juízes estão mudando um pouco a política.

Peterson Crisanto desgarrou logo na última bateria dos homens e deixou Willian Cardoso e Jadson brigando pelo segundo lugar. Jadson tinha a melhor nota dos dois, mas não conseguiu repetir a atuação. Sem surfar mal e sem ser engolido por seus adversários, Jadson dá adeus a uma etapa do CT na 33ª posição pela segunda vez no ano, assim como Jesse.

Mas, ao contrário do guarujaense, Jadson tem resultados sólidos no QS e pode competir tranquilo. Jesse precisa reagir rápido ou dependerá de outra grande atuação no North Shore de Oahu para permanecer na elite.

O dia acabou com uma vitória com autoridade de Silvana Lima na segunda bateria da repescagem feminina. Silvana arrancou a quarta nota excelente do dia e deixou suas duas rivais, Keely Andrew e Sage Erickson num duelo particular contra a eliminação precoce. Keely venceu, Sage deu adeus.

O evento fica paralisado pela quinta e pode recomeçar na madrugada da sexta, quando há a previsão da chegada de um swell na casa dos dois metros — um mar potencialmente clássico.

Corona Open J-Bay – resultados do 2º dia

Round 2 masculino
1. Jack Freestone 15,93, Ryan Callinan 11,40, Beyrick De Vries 11,14
2. Seth Moniz 14,27, Adrian Buchan 12,03, Jorgann Couzinet 11,73
3. Jeremy Flores 15,84, Frederico Morais 13,23, Jesse Mendes 11,83
4. Peterson Crisanto 13,07, Willian Cardoso 12,20, Jadson André 11,83

Round 2 feminino
1. Brisa Hennessey 11,50, Macy Callaghan 10,54, Bianca Buitendag 10,30
2. Silvana Lima 14,56, Keely Andrew 14,40, Sage Erickson 13,34

Próximas baterias:
Terceira rodada masculino
1. Jordy Smith x Soli Bailey
2. Owen Wright x Joan Duru
3. Gabriel Medina x Griffin Colapinto
4. Ryan Callinan x Yago Dora
5. Kolohe Andino x Adriano de Souza
6. jeremy Flores x Deivid Silva
7. Julian Wilson x Ezekiel Lau
8. Conner Coffin x Adrian Buchan
9. Filipe Toledo x Michael February
10. Michael Rodrigues x Willian Cardoso
11. Wade Carmichael x Sebastian Zietz
12. Michel Bourez x Ricardo Christie
13. Kanoa Igarashi x Frederico Morais
14. Seth Moniz x Peterson Crisanto
15. Kelly Slater x Caio Ibelli
16. Italo Ferreira x Jack Freestone

Terceira rodada – feminino
1. Stephanie Gilmore x Silvana Lima
2. Caroline Marks x Paige Hareb
3. Carissa Moore x Keely Andrew
4. Tatiana Weston-Webb x Johanne Defay
5. Sally Fitzgibbons x Macy Callaghan
6. Malia Manuel x Brisa Hennessy
7. Courtney Conlogue x Nikki Van Dijk
8. Lakey Peterson x Bronte Macaulay