O QS de 10 mil pontos EDP Billabong Pro, em Ericeira, Portugal, avançou até as oitavas de final nesta sexta (28), em ondas um pouco prejudicadas pelo vento e com menor tamanho do que na quinta. Ainda assim, boas direitas rolaram durante todo o dia, que viu o herói local Frederico Morais como maior destaque, com o somatório (17,73) e nota individual (9,13) mais altos do dia. Foram realizadas quatro baterias remanescentes do round três, mais todo o round 4 e metade das oitavas de final.

Com grandes apresentações, Gabriel Medina e Deivid Silva foram os brasileiros que avançaram às quartas e se mantiveram vivos na briga pelo título. Adriano de Souza e Jadson André não conseguiram se classificar ainda nas baterias do round três. No round 4, o baiano Bino Lopes fez dobradinha com Medina e despachou o australiano Connor O’Leary, um dos tantos tops do CT que corriam em Ericeira.

Veja também: vídeo mostra momento em que tsunami atinge cidade na Indonésia

No round seguinte, Bino acabou eliminado por Ethan Ewing, que busca recuperar sua vaga na elite após um ano de estreia frustrante em 2017. Ainda assim, foi o melhor resultado do ano para Bino, que deve saltar no ranking.

Quem também garantiu um salto no QS foi Deivid. Nas oitavas de final, o surfista da Prainha Branca, no Guarujá, manobrou com um backside muito afiado. Veloz, fluído e potente, como manda o ditado. Seu ataque pareceu frustrar a expectativa de Mark Occhilupo. Occy comentava na cabine de transmissão em inglês e parecia apostar alto em Griffin Colapinto, mas o menino de ouro da Califórnia acabou escovado por Deivid.

Na última bateria do dia, Gabriel Medina protagonizou um show ao lado do francês Joan Duru. Os dois goofies trocaram boas notas durante todo um duelo com nível de Circuito Mundial. Apesar dos esforços de Joan, Medina estava impossível. Em sua melhor apresentação nesta etapa até agora, o campeão mundial de 2014 só não foi melhor do que seu amigo Kikas – 16,46, com 8,83 na melhor onda.

Nas quartas, dois duelos Brasil-Austrália: Medina enfrenta Ethan Ewing e Deivid enfrenta Ryan Callinan – outro surfista que deve subir bastante no ranking do QS com o resultado do EDP Billabong Pro. Caso vençam, os dois brasucas se enfrentam nas semis.

A próxima chamada é neste sábado, às 2h30 da manhã no horário de Brasília. Fique ligado! Para ver os resultados completos e assistir ao vivo, entre aqui.


Assine nossa newsletter e receba toda semana os conteúdos mais incríveis da Hardcore