25.4 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024
25.4 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024

Etapa de Bells começa com ondas fracas em Winkipop

Jadson André, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Yago Dora avançaram no Rip Curl Pro Bells Beach em dia ruim de surf em Winkipop

Por Fernando Guimarães

Ondas mexidas de até um metro em Winkipop iniciaram o Rip Curl Pro Bells Beach nesta virada de quarta para quinta (17 para 18 de abril), em um dia de surfe medíocre e, em geral, difícil de assistir, especialmente durante a madrugada do Brasil.

A organização levou uma boa lista de convidados à cabine de transmissão para tentar manter o evento interessante: Matt Wilkinson, Mick Fanning, Mason Ho… Nenhum deu certo. Nada funciona se as ondas estiverem ruins.

E levar o coitado do Wilko, que até o começo do ano passado era um top do CT disputando o título mundial e em 2019 contentou-se em perder a final da triagem (e a vaga no evento principal) para o obscuro Jacob Wilcox, pareceu de uma certa crueldade.

VEJA TAMBÉM:
-VÍDEO: A PRÉ TEMPORADA DE YAGO DORA EM SANTA CATARINA
-SEABASS E GRIFFIN ESTÃO FORA DE BELLS; REED HEAZLEWOOD GANHA VAGA           
-IGOR GOUVEIA: “WSL MUDOU TUDO E TUDO CONTINUA IGUAL”

Jadson André venceu sua primeira no ano! E surfando muito bem. Boa notícia.

Filipe Toledo faz as maiores notas, mas isso nem chega a ser emocionante — em direitas de meio metro, é como se fosse sua obrigação.

Contra Kelly Slater e o convidado Xavier Huxtable o brasileiro mal teve uma competição à altura. Slater deve estar agradecendo muito a ausência de Griffin, escalado originalmente para o lugar de Xavier, que tem apenas 16 anos. Mas nos duelos homem a homem, tudo indica que o desempenho do 11x campeão mundial deve melhorar bastante.

Gabriel Medina surfou contra Ryan Callinan e o local Harry Mann e se teve alguma coisa mais ou menos interessante neste interminável round 1 que continua não sendo eliminatório foi constatar ao vivo a diferença entre um excelente surfista e um surfista profissional. Vencedor da triagem entre os locais e funcionário da sessão de roupas de borracha da loja da Rip Curl em Torquay, Harry deve ser o rei do pico em 99% das quedas que faz; mas o salto de qualidade para chegar ao nível de Callinan e Medina é brutal.

(agora imagine o Wilko assistindo a um garoto de 16 anos e um vendedor de wetsuits correndo contra seus antigos rivais enquanto ele se planeja para correr um QS 6 estrelas em ondas ainda piores que essas no Japão)

Medina em Winkipop
Wilko ainda teve um recorde pessoal quebrado ao ver Medina e Wilcox surfarem com a roupa de borracha mais feia do circuito desde o wetsuit de oncinha do australiano em 2011 (WSL/Cestari)

Além de um modelo de roupa de borracha no mínimo exótico, Medina trouxe uma prancha mais gordinha, tanto em largura quanto em espessura, e está desgarrando a rabeta com uma facilidade incrível — e um pouco melhor do que Italo tem feito, o que o torna, neste momento, candidato sério ao título da etapa. Zero novidades.

Caio Ibelli voltou a mostrar que tem surfe para ficar na elite. Mas mesmo assim foi o terceiro, atrás de Zeke Lau (um cara que parece nascido pra surfar em Bells) e de Italo Ferreira em uma bateria bastante disputada — poderia tranquilamente ter sido Italo a ir para a repescagem.

Michael Rodrigues também vai disputar a primeira rodada eliminatória. Ele começou agressivo a bateria, pegando várias ondas antes de seus adversários, Conner Coffin e Leo Fioravanti. Mas as notas não foram boas e ele eventualmente foi ultrapassado pelos dois.

Ygo Dora, que ficou em último em Bells no ano passado, já se garantiu na próxima rodada com a segunda posição atrás de Ricardo Christie e à frente de Wade Carmichael.

O campeonato foi paralisado na décima bateria do round 1 por falta de condições. Caio Ibelli, Michael Rodrigues, Wade Carmichael, Owen Wright, Xavier Huxtable, Soli Bailey, Joan Duru, Jack Freestone e Harry Mann foram os enviados para o primeiro tudo ou nada da etapa. Para ver os resultados detalhados, entre aqui.

Próxima chamada às 17h30 desta quinta, no horário de Brasília.

Veja também:
– Em festa pelos 50 anos, Rip Curl fará transmissões da etapa de Bells em lojas no Brasil

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias