O primeiro dia de competição entre os homens no Surf Ranch Pro terminou, nesta quinta (6), com o onze vezes campeão mundial Kelly Slater liderando o ranking unificado com a melhor soma de duas notas. Slater, que também é o dono e criador da piscina de ondas onde o campeonato acontece, fez 8,50 na sua melhor direita e 6,07 na melhor esquerda. Atrás dele, vem uma sequência de brasileiros: Ian Gouveia, Tomas Hermes e Yago Dora, em segundo, terceiro e quarto, respectivamente. Joan Duru, Patrick Gudauskas, Connor O’Leary e Adriano de Souza, nesta ordem, completam a lista dos oito na lista de classificação para a rodada final.

No primeiro dia de competição, entraram na água os dezessete surfistas que ocupam a metade de baixo do ranking, mais o convidado japonês Hiroto Ohhara. O segundo convidado, o australiano Mikey Wright, ocupa a 11ª posição e entrará na água apenas na sexta (7), assim como todos os demais surfistas da metade de cima da classificação – o que inclui os principais nomes na corrida pelo título da temporada, Filipe Toledo e Gabriel Medina.

Veja também

O julgamento foi um pouco confuso. Tomas Hermes fez o melhor tubo para a esquerda do evento e não recebeu uma nota acima da média; o mesmo ocorreu com Patrick Gudauskas, que completou um rodeo flip e recebeu uma nota abaixo dos sete pontos. A melhor nota do dia ficou com o havaiano Sebastian Zietz, em uma direita em que conseguiu ficar muito, muito profundo dentro da primeira sessão de tubo.

Ian Gouveia foi o primeiro a se destacar na piscina de ondas. Foi o único do dia a conseguir notas acima dos sete pontos para os dois lados, e provavelmente receberia notas mais altas se fosse um dos 10 primeiros do ranking.

Como uma esquerda e uma direita obrigatoriamente entrarão na soma, os surfistas têm apenas três chances para fazer sua melhor nota para cada lado. Isso levou a maioria deles a optar por um ataque mais conservador às ondas. Yago Dora foi um dos únicos a arriscar decolagens antes da últimas sessões das ondas.

Isso, somado ao fato de as sessões das ondas serem exatamente iguais, faz o surf apresentado na competição ser, na média, bastante monótono – apesar de bons momentos, como o impossível tubo completado por Tominhas (assista abaixo).

Além de Seabass, Jessé Mendes, Joan Duru e Matt Wilkinson foram outros surfistas que conseguiram fazer apenas uma nota boa – ou duas boas para o mesmo lado, o que dá na mesma.

As mulheres estão na água neste momento. A primeira rodada masculina continua na sexta (7). No sábado, todos os surfistas fazem sua última tentativa, para definir o ranking final dos oito que competirão pelo título no domingo.

Confira o ranking parcial do Surf Ranch Pro

Texto: Redação HC
Imagem: WSL/Cestari


Assine nossa newsletter e receba toda semana os conteúdos mais incríveis da Hardcore