Apenas sete baterias foram para a água nesta segunda-feira (28), segundo dia do Corona Bali Protected, nas direitas de Keramas – que deveriam ser perfeitas, “a onda mais high-performance do circuito”*. Por algumas horas, elas foram: tubos limpos, grandes e pesados que os melhores surfistas do mundo nem sempre conseguiram ler corretamente.

Ainda era manhã em Bali quando três baterias consecutivas sem nenhuma soma final maior que dez pontos encerraram precocemente o dia, em condições prejudicadas para decidir o futuro de alguém. Filipe Toledo, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza estão no round 3. Miguel Pupo ficou pelo caminho na repescagem.

O CAPITÃO QUE A GENTE CONHECE Como é bom ver Adriano de Souza dominar uma bateria de cabo a rabo. Mineiro abriu o dia contra Sebastian Zietz e Yago Dora na bateria que havia sobrado do round 1. Mostrou conhecimento e domínio dos canudos de Keramas para fazer a melhor soma do dia. Mais do que isso, Adriano demonstrou sobre seus adversários a superioridade havíamos nos acostumado a ver nos últimos anos. Uma ótima notícia.

SAI PRA LÁ, ZEBRA Filipe Toledo e Ítalo Ferreira fizeram o dever de casa e evitaram uma eliminação precoce no round dois contra dois convidados, o local Oney Anwar e o havaiano Barron Mamiya, respectivamente. Não foi fácil. Ambos passaram a maior parte da bateria atrás no placar. Filipe a três minutos da buzina final, e Ítalo, a dois. Filipe deu uma pequena amostra de surf progressivo em sua onda melhor pontuada. Ítalo de novo se jogou sem medo em algumas cavernas e, na última delas, saiu, limpo e virou. Se alguém achava que tubo pra direita era uma lacuna no surf do potiguar, pode ir procurar defeito em outro canto.

O QUERIDINHO Coisa mais linda a história de amor entre Adrian Buchan e o quadro de juízes. Não sei se conseguiremos entender algum dia como a sua última nota – onda pequena com três manobras, uma delas boa, na junção – foi quase meio ponto maior que a última de Miguel, um tubo seguido de três manobras parecidas. Mistério? Sim. Novidade? Não.

MIKEY DE NOVO Por motivos diversos, Mikey Wright vem recebendo convites em quase todas as etapas esse ano. Para além do mérito desses convites, o irmãozinho de Tyler e Owen está aproveitando as chances. Despachou Kolohe Andino, que não é nenhum Filipe Toledo mas é top 10 perene do ranking, sem cerimônia alguma. Segunda melhor atuação do dia.

Resultados do Corona Bali Protected

12: Adriano de Souza (BRA) 15.50, Sebastian Zietz (HAW) 8.67, Yago Dora (BRA) 2.17

Round 2 masculino
1: Filipe Toledo (BRA) 12.77 def. Oney Anwar (IDN) 11.00
2: Italo Ferreira (BRA) 11.84 def. Barron Mamiya (HAW) 11.14
3: Mikey Wright (AUS) 14.17 def. Kolohe Andino (USA) 7.83 
4: Adrian Buchan (AUS) 9.90 vs. Miguel Pupo (BRA) 8.76
5: Michael February (ZAF) 9.56 def. Wade Carmichael (AUS) 6.73
6: Keanu Asing (HAW) 8.47 def. Sebastian Zietz (HAW) 8.00 

Próximas baterias do Round 2
7: Frederico Morais (PRT) vs. Ian Gouveia (BRA)
8: Matt Wilkinson (AUS) vs. Joan Duru (FRA)
9: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Jesse Mendes (BRA)
10: Ezekiel Lau (HAW) vs. Patrick Gudauskas (USA)
11: Michael Rodrigues (BRA) vs. Yago Dora (BRA)
12: Tomas Hermes (BRA) vs. Connor O’Leary (AUS)

Confrontos do Round 1 feminino
1: Tyler Wright (AUS), Johanne Defay (FRA), Coco Ho (HAW)
2: Tatiana Weston-Webb (HAW), Caroline Marks (USA), Bronte Macaulay (AUS)
3: Stephanie Gilmore (AUS), Sage Erickson (USA), Carol Henrique (PRT)
4: Lakey Peterson (USA), Keely Andrew (AUS), Paige Hareb (NZL)
5: Carissa Moore (HAW), Silvana Lima (BRA), Courtney Conlogue (USA)
6: Nikki Van Dijk (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS), Malia Manuel (HAW) 

Fotos por WSL/Sloane/Cestari

Melhor apresentação de Adriano de Souza em 2018 até agora. E o campeonato está só começando

Ítalo Ferreira muito à vontade pra se jogar de backside em Keramas

Miguel Pupo ainda deve ganhar mais chances de competir no WT esse ano, mas precisa começar a achar resultados melhores

Filipe Toledo variou bastante o repertório para evitar uma eliminação precoce. Podemos esperar por ainda mais progressão nos próximos rounds

*Segundo Joey Turpel


Assine nossa newsletter e receba toda semana os conteúdos mais incríveis da Hardcore