Reunimos os melhores vídeos da semana épica de ondas proporcionadas pelo ciclone Oma na Austrália. Assista

Por Redação HC

Os últimos dias foram de festa para a comunidade do surf na costa leste da Austrália. O ciclone tropical Oma, formado no Pacífico Sul, próximo ao arquipélago de Vanuatu, nunca chegou ao continente australiano, mas seus ventos proporcionaram praticamente uma semana de condições épicas nos arredores de Brisbane, Sunshine Coast, Gold Coast, Byron Bay, Sidney e outras cidades.

No auge das ondulações geradas pelo Oma, séries registradas em picos como Kirra chegaram a um tamanho inacreditável. Para os menos versados na história do pico clássico, um dos maiores dias já vistos.

Entre os destaques das sessões registradas em vídeo, estão alguns dos principais pros da região: Joel Parkinson, Mick Fanning, Jack Freestone, Owen Wright, Wade Carmichael (foto de capa), Soli Bailey, Mitch Crews, Mitch Parkinson e outros. Mas inúmeros surfistas anônimos que se sujeitaram às condições eventualmente tensas (correnteza fortíssima, ondas enormes) pegaram o que podem chamar, sem pensar muito, de onda da vida.

Veja também: Piscina de ondas à la Mad Max vai abrir para o público na Gold Coast

O destaque negativo fica para o excessivo uso de jet-ski para drop-ins em picos ainda cheios de surfistas remando. A situação, como sempre, despertou fortes reclamações em fóruns e alguns donos e pilotos de jet chegaram a ser multados pela polícia australiana.

Isso não faz as ondas surfadas com o auxílio das motos aquáticas serem menos espetaculares. Mas vale dizer que o tubo inacreditável surfado por Jack Freestone em Kirra, onda considerada, por aclamação, a melhor de toda a temporada do ciclone, foi pega na remada.

Este primeiro vídeo, produzido por Jesse Little, compila alguns dos melhores momentos. Em seguida, veja a onda de Freestone e depois outros edits com dias específicos do ciclone Oma.

Assista!

Jack Freestone na melhor onda do ciclone Oma, em Kirra:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

This morning | @billabong | @js35

Uma publicação compartilhada por Jack Freestone (@jackfreestone) em

As maiores ondas do swell, em Currumbin:

Vídeos por MySurfTV e Stab.

Por fim, o melhor vídeo de todos, produzido para os Amp Sessions da revista Surfer: