Organização da Puerto Escondido Cup aguarda swell na casa dos 20 pés para o início da próxima semana e dá sinal amarelo para big riders

Por Redação HC

A organização da Puerto Escondido Cup confirmou que está monitorando um swell de 15 a 22 pés que se descola no Oceano Pacífico e que deve chegar à região de Oaxaca no início da próxima semana. Os big riders convidados receberam um sinal amarelo para um possível início do campeonato na segunda-feira (15/7).

O campeonato ainda não tem chancela da WSL e não faz parte do Big Wave Tour. Ainda assim, deve reunir boa parte da nata do surfe de ondas grandes mundial, como já vem acontecendo nos últimos anos.

Veja também:
Silvana Lima brilha no segundo dia em J-Bay; Jessé e Jadson são eliminados
Filipe Toledo é o melhor disparado na abertura do Corona Open J-Bay

Em 2018, o campeonato foi vencido por Lucas “Chumbo” Chianca – relembre aqui. No anterior, o campeão foi o havaiano Kai Lenny.

Além dos dois, a lista de convidados inclui nomes como Nathan Florence, Billy Kemper, Greg Long, Grant “Twiggy” Baker, Pedro Calado, enfim, os principais big riders da atualidade. Além, é claro, de um grande número de surfistas locais. O campeonato também rola na categoria feminina. Com um número menor de convidadas, mas também uma lista de peso: Keala Kennelly, Paige Alms, Justine Dupont e por aí vai — mas nenhuma brasileira.

Depois de alguma controversa e de uma campanha liderada por Bianca Valenti, a premiação do campeonato foi equiparada para homens e mulheres — são 9 mil dólares para cada campeão.

A Puerto Escondido Cup é organizada pela Surf Open League, uma associação do México. Você pode conferir mais informação sobre o campeonato aqui.

Em 2018, nos dias em que a competição não foi chamada, a galera que já estava em Puerto — Chumbo e Calado incluídos — aproveitou um swell grande e perfeito na bancada de areia. Relembre:

Veja também:
Surfista morre arrastado pelas ondas em Ubatuba (SP)