Mateus Herdy, Jorgann Couzinet e Ethan Ewing, os três na lista de qualificação à elite antes de de Sunset, foram eliminados nesta quarta na Vans World Cup. Lucas Silveira (foto) é um dos destaques

Por Redação HC

Último evento do ano no QS e um em apenas cinco com a pontuação de 10 mil pontos, o campeonato em Sunset Beach, no North Shore de Oahu, é inevitavelmente um dos mais importantes do ano. A quantidade de pontos em jogo faz com que praticamente o circuito de qualificação inteiro fique em aberto, dando às baterias nas geniosas e potentes direitas a mesma importância que o Pipe Masters terá, por exemplo, para a metade de baixo do ranking dos top 34. Elas definem quem estará lá em 2019.

Nesse cenário, alguns nomes que estavam muito próximos da qualificação à elite foram abalados e provavelmente já podem descartar o seu ingresso (ou retorno) ao CT na próxima temporada. São eles: o francês Jorgann Couzinet, o australiano Ethan Ewing e o brasileiro Mateus Herdy, que vinha sendo a revelação da Tríplice Coroa Havaiana até agora. Se o QS terminasse em Haleiwa, os três teriam se classificado.

Veja também: Albee Layer critica vitória de Billy Kemper em Jaws: “quem você está chupando na cabine dos juízes?”

Por outro lado, diversos nomes na beirada da lista avançaram à próxima rodada. Por exemplo: os brasileiros Alejo Muniz (15º) e Miguel Pupo (19º), os australianos Soli Bailey (16º), Jack Freestone (22º) e Reef Heazlewood (23º).

Há ainda um terceiro grupo. O de surfistas que estão mais atrás no ranking, mas que mantém chances, ainda que distantes, caso consigam um resultado muito bom em Sunset. Neste grupo estão os brasileiros Weslley Dantas, Bino Lopes, Lucas Silveira (foto de capa) e Jerônimo Vargas. Os quatro avançaram nesta quarta, com boas atuações em um mar, como esperado, difícil.

Entre os brasileiros que se classificaram à próxima fase ainda está o top do CT Caio Ibelli, que faz sua segunda competição após uma longa pausa para recuperar-se de uma fratura no pé. Caio fez uma das melhores pontuações do dia e avançou com tranquilidade.

A próxima chamada da Vans World Cup está marcada para as 7h do Havaí, 15h no horário de Brasília. Para ver os resultados e assistir ao vivo, entre aqui.