A brasileira Andrea Moller, moradora da ilha de Maui, no Havaí, chegou no segundo lugar no Jaws Challenge, primeira etapa entre as mulheres do circuito de ondas grandes (Big Wave Tour) da WSL. O título ficou com a havaiana Keala Kennelly (foto de capa)

Por Redação HC, com informações da WSL South America

A havaiana Keala Kennelly foi a grande campeã do Jaws Challenge entre as mulheres, realizado nesta segunda (26) em Pe’ahi.  A brasileira radicada em Maui Andrea Moller terminou com a segunda colocação em um mar com ondas gigantescas que chegavam a ultrapassar a casa dos 50 pés.

As condições, entretanto, estavam muito difíceis, com uma direção de swell que forçava um drop muito vertical. Assim, na grande final feminina, praticamente nenhuma onda foi completada. As melhores notas foram conquistadas por ondas em que as surfistas conseguiram começar o drop, chegando a ficar em pé e descer alguns metro da parede antes de cair da prancha (e sem ter chegado à base da onda).

Veja também: Stephanie Gilmore conquista o sétimo título mundial

Além de Keala e Andrea, estiveram na final e completaram o pódio, na sequência: as havaianas Emily Erickson e Paige Alms; a francesa Justine Dupont; e a americana Bianca Valenti.

O que não quer dizer que o evento não tenha sido um espetáculo. As melhores big riders do mundo se atiraram com bravura em todas as maiores ondas que apareciam. A campeã, Keala Kennelly, estava num ritmo impressionante, arriscando um drop atrás do outro, sem se abalar com os caldos assustadores que eventualmente tomava.

Andrea Moller, desafiando as condições gigantescas em Jaws

O evento masculino foi para a água logo na sequência e apenas uma bateria foi surfada. O comissário do circuito de ondas grandes, Mike Parsons, avaliou junto aos representantes dos atletas, que as condições estavam perigosas e colocavam em risco a segurança dos surfistas.

Uma nova chamada para o evento masculino do Jaws Challenge será feito nesta terça, às 7h da manhã no Havaí, 15 horas no horário de Brasília. Para assistir ao vivo, entre aqui.

Imagens: divulgação/WSL