22.9 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
22.9 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Red Bull Surf Science

 


“Toda a tecnologia que experimentamos esta semana no México ajudará o surf em longo prazo. Estou realmente muito animado para ver o que o futuro nos guarda”. Foto: Seth De Roulet / Red Bull

 

A Red Bull reuniu surfistas, cientistas e um leque de equipamentos tecnológicos de última geração a fim de testar hipóteses e coletar dados científicos relacionados à prática do surf: o Red Bull Surf Science Project.

“Antes, poderia parecer bobo aplicar a ciência ao surf se você não tivesse um técnico, se você não treinasse. Mas agora que o nível está cada vez mais e mais alto, da onde você vai tirar esse elemento extra?”, explicou Chris Stone, técnico do surfista Jake Marshall.

Ele e Jake, Josh Monish e seu técnico Rainos Hayes, juntaram-se a uma grande equipe de cientistas em uma viagem de uma semana para o México.


Red Bull Surf Science no meio do México. Foto: Seth De Roulet / Red Bull

O objetivo final não é revolucionar a prática do surf. Eles pretendem seguir avançando no desenvolvimento da tecnologia para testá-la nas condições mais rigorosas possíveis. Assim, os surfistas poderão ter seus treinos ‘decodificados’, ou seja, saber o porquê e como cada movimento é executado.

“Toda a tecnologia que experimentamos esta semana no México ajudará o surf em longo prazo. Estou realmente muito animado para ver o que o futuro nos guarda”, disse Jake.

A Red Bull testou sete diferentes equipamentos. Abaixo, o vídeo e o resumo de todo o processo da Red Bull Surf Science:

 

Video Watch:

A onda que acabou de ser surfada aparece em vídeo no relógio do surfista – com comunicação em tempo real com o técnico, que está fora d´água.

PPS (botas sensíveis à pressão):

Recordando cada micro movimento dos pés, as botas dão ao surfista a noção de o quão forte e o quão rápidos estão seus movimentos.


EEG (eletroencefalograma a prova d’água):

Mede a atividade cerebral durante o surf, ou seja, explora a maneira como o surfista toma as decisões a cada momento.


Josh, sorridente, acertando os últimos detalhes do EEG. Foto: Seth De Roulet / Red Bull

Trace (rastreador da surf session) 

Um pequeno aparelho que captura praticamente tudo da performance do surfista durante a onda: quão longe, quão rápido, quantos turns e qual ângulo sua prancha atingiu durante determinada manobra?

SMI (rastreador de movimento ocular) 

O movimento ocular do surfista está rastreado. Sabe-se exatamente para onde ele está olhando e no que está concentrado antes de cada movimento.


Rastreador de movimento ocular. Foto: Seth De Roulet / Red Bull

Notch (sensor de movimentos) 

O objetivo do “Notch” é explorar todos os detalhes da técnica de remada e como influenciam na performance do surfista.

“Air Dog” – o Drone Autônomo 

Um drone normal, mas sem piloto na areia. Operado por um sensor acoplado ao surfista, ele permite a análise da performance por outra perspectiva.

“A Red Bull Surf Science não foi desenvolvida para mudar a história do surf; é mais sobre ajudar os atletas a atingir seu potencial máximo. É sobre direcionar a tecnologia para melhorar as coisas que sabemos que podem melhorar o esporte, e compartilhar as informações que aprendemos com outros atletas, e outros esportes… com o público em geral”.

Clique aqui para mais informações.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias