21.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024
21.4 C
Hale‘iwa
sexta-feira, 19 abril, 2024

Mineiro avança em dia de zebras

 

Por Felipe Fernandes

Oitava etapa da temporada, o Hurley Pro Trestles começou nesta quarta-feira, com ondas entre 3 e 4 pés na Califórnia (EUA). O paulista Adriano de Souza foi o único brasileiro classificado direto para a terceira fase. Gabriel Medina, Miguel Pupo, Jadson André, Filipe Toledo, Alejo Muniz e Raoni Monteiro foram derrotados em dia de várias zebras em Trestles, e agora encaram a repescagem.

Na primeira surpresa do dia, o australiano Taj Burrow, atual campeão da prova, terminou na lanterna da bateria vencida por Adrian Buchan, com o sul-africano Travis Logie na segunda colocação.

Em seguida, mesmo com as direitas mais longas e emparedadas, o paulista Miguel Pupo investiu nas esquerdas de olho nos aéreos de frontside, mas caiu nas melhores ondas. O australiano tricampeão mundial Mick Fanning colocou pressão nos carves e desenhou linhas perfeitas nas paredes de Trestles para avançar direto ao terceiro round. O local Brett Simpson não encontrou as boas ondas e terminou em último. 

Recém-mudado para a Califórnia, o ubatubense Filipe Toledo travou um duelo acirrado com o taitiano Michel Bourez e com o francês Jeremy Flores. Depois de liderar os dez primeiros minutos de bateria com 5.50 e 4.27, Filipinho “sofreu uma apagão” e acabou ultrapassado pelos adversários. Há três minutos do término e precisando de 8.70 para assumir a liderança, o paulista completou dois aéreos na linha da onda, mas acabou recompensado com 8.67 e também vai encarar a repescagem. 

Na quarta bateria do dia, foi a vez do carioca Raoni Monteiro encarar os australianos Kai Otton e Joel Parkinson. Campeão mundial de 2012, Joel manobrou com muito estilo e impressionou os juízes para vencer sem dificuldade. Insatisfeito com as notas recebidas, Raoni fez mimicas em direção ao palanque após surfar sua última onda, mas não conseguiu a nota que precisava. 

MEDINA E SLATER LEVAM VIRADA

Outra surpresa do dia foi a eliminação do vice-líder do ranking, Kelly Slater. Dono de 11 canecos de campeão mundial, o Careca acabou surpreendido nos instantes finais da quinta bateria pelo vencedor da triagem Tanner Gudauskas.

Na disputa de número seis, foi a vez do atual número 1 do ranking mundial cair. Na maior zebra do dia, quem brilhou foi o costa-riquenho Carlos Munoz, vencedor do Hurley Pro Video Trials. Depois de derrotar os adversários na competição de vídeos online e garantir vaga no evento, Munoz conseguiu uma virada nos instantes finais da bateria sobre o brasileiro Gabriel Medina, até então líder do embate. O local de Maresias não impressionou como costuma fazer e agora encara o compatriota Raoni Monteiro na primeira bateria da repescagem. 

MINEIRO BRILHA

Na disputa seguinte, foi a vez do brasileiro Adriano de Souza brilhar. Mineiro, que já morou na Califórnia e frequentava a onda de Trestles, parecia bem à vontade no outside e não deixou passar as oportunidades que teve. Com um surf sólido, o paulista dominou a bateria do início ao fim, e não deu chances ao espanhol Aritz Aranburu e ao havaiano Sebastian Zietz, segundo e terceiro colocados, respectivamente. 

Na entrevista do vencedor, Mineiro fez questão de deixar clara sua insatisfação com a performance em Teahupoo, no Tahiti. Sua eliminação precoce o afastou dos líderes do ranking e praticamente acabou com as chances do seu primeiro título mundial. 

Na sequência, o potiguar Jadson André surfou com vontade e descolou a melhor nota da bateira (8.40), mas o havaiano Freddy Patacchia estava inspirado e cravou 8.00 e 7.43 para vencer o duelo. Apesar da familiaridade com o pico, o local Kolohe Andino não se achou e amargou a terceira colocação. 

Último brasileiro a entrar na água, Alejo Muniz teve uma boa apresentação, mas não esperava assistir a um show do australiano Owen Wright. Autor da melhor performance do dia, o aussie somou 9.43 e 8 para abrir uma larga vantagem em relação ao brasileiro (13.44) e ao compatriota Julain Wilson (9.27). 

Após o término do Round 1 masculino, o evento feminino voltou para água. Confira o resultado das nossas próximas atualização. 

PREVISÃO E CHAMADA

A previsão aponta uma leve queda no swell para sexta-feira. Uma nova chamada acontece, às 11:30 horas (horário de Brasília). 


Mineiro é o único brasileiro garantido na terceira fase. Foto: ASP

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias