22.5 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024
22.5 C
Hale‘iwa
sábado, 20 abril, 2024

Jornalistas criticam ASP

 



Por Felipe Fernandes

O Rip Curl Pro Bells Beach foi encerrado no última terça-feira com a vitória triunfante do australiano Mick Fanning (Confira aqui). Mas um resultado polêmico, na bateria entre o sul-africano Jordy Smith e o australiano Julian Wilson no Round 5, poderia ter mudado o rumo dessa história.

Jordy vinha de ótimas performances e era apontado como um dos favoritos ao título. O sul-africano estava atrás na bateria com 7.33, enquanto Julian tinha 8.17 e 9.13 pontos. No último minuto, precisando de 9.97, Jordy dropou uma onda mediana, abriu um belo arco na primeira manobra, emendou uma rabetada e trabalhou com precisão a onda até o inside, finalizando com um aéreo que resultou em aplausos na praia. O surfista da África do Sul simplesmente destruiu a onda com um surf empolgante; surf de verdade; surf de linha!

Jordy recebeu três notas 10, mas dois juízes, entre eles um sul-africano, avaliaram a onda como 9.80 e 9.70. Com a eliminação da maior (10) e menor (9.70) nota, o competidor ficou com a média em 9.93 e a eliminação. Smith, já fora d’água ao subir as escadas de Bells, deu um sorriso irônico e um balançar de cabeça deixando transparecer descontentamento com o julgamento. A própria transmissão da ASP repetiu por várias vezes a imagem da onda surfada por Jordy, quase como uma tentativa de justificar as notas da bateria.

A decisão dos juízes gerou uma grande repercussão nas redes sociais. E especialistas como Matt Warshaw, Shea Lopez e Grant "Twiggy" Baker saíram em defesa do gigante sul-africano. Apesar do resultado, Jordy concedeu uma entrevista contida após a bateria. 

"É desconfortável. Você sabe, eu não estava vendo o julgamento das outras ondas, então não sei o critério que estava sendo usado. Mas acho que o argumento foi o tamanho da onda. Era menor que a do Julian, e era mesmo. Eu precisava muito de um 10, e fiz tudo por isso”, disse o sul-africano. 

Confira abaixo alguns twittes sobre o assunto.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias