21.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 14 março, 2024
21.5 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 14 março, 2024

CABEÇA FEITA

Material necessário PRIMEIRO PASSO

Dicas Básicas e informações sobre o material

Lápis: Escolha um de sua preferência. Existem vários tipos, o ideal é usar o HB. Os lápis HB, 2H, 4H, 5H são mais duros, utilizados apenas nos traços simples e contornos. Quanto maior o número mais duro o grafite. Já os 2B, 4B, 6B são mais macios e podem servir para fazer sombreados e tons claros. Você encontra qualquer um deles facilmente em papelarias. Compasso: Para fazer o traçado utilize um compasso escolar. Caso não tenha um em mãos, utilize algo circular como a boca de um copo. Lápis de cor: Utilizamos neste tutorial lápis aquarelado para criar efeito de tinta. Você pode utilizar seu lápis de cor normal. Papel: O mais indicado é o papel Canson, por ser encorpado e texturizado ele absorve melhor a água. Você pode usar o papel sulfite comum.

Canetas: Qualquer caneta esferográfica preta.

SEGUNDO PASSO

Esboço: Traçando as linhas guias do desenho

1-    Numa folha de papel, trace com o compasso dois círculos, um dentro do outro como mostra a Fig.1 2-    Trace agora com a régua duas retas paralelas levemente inclinadas, onde será colocado o texto do desenho. Note que um dos lados é maior, para dar o efeito de perspectiva. Fig. 2 3-    Com a borracha, apague a parte do círculo que está dentro das linhas. Faça um esboço do texto de forma suave, apenas como guia para sua arte. Fig. 3 4-    Faça o esboço da onda, traçando as formas básicas dela. Fig 4

TERCEIRO PASSO

Contornos: Seu desenho criando formas

1-    Com a caneta faça os contornos em forma de bambu acompanhando o círculo. Fig. 5 2-    Em seguida preencha as extremidades perto dos gomos do bambu com leves traços para dar volume. Fig. 6

QUARTO PASSO

Sombreado: Volume e profundidade na onda

1-    Para efeito de sombra e luz comece fazendo traços variados no topo da onda, seguindo a curvatura até mais ou menos a metade . 2-    Em seguida faça a sombra do “lip” da onda com traços fortes. A ideia é dar profundidade e ao mesmo tempo obter o efeito de luz. Note que as linhas pretas próximas a parte branca do brilho são mais claras em relação à sombra, e mais escuras no centro. Você consegue esse efeito passando a caneta várias vezes nas partes mais claras.

QUINTO PASSO

Preenchimento: Aplicando o efeito no texto

1-    Comece contornando as linhas do texto com a caneta como na Fig. 6. 2-    Tente fazer o contorno de uma só vez para o traço ficar mais fino. 3-    Em seguida vá preenchendo o topo das letras com a caneta até a metade, para criar o efeito de brilho. Faça o mesmo na parte inferior da letra. Com o uso da borracha apague as linhas de lápis com cuidado. Você notará a diferença no acabamento. Por fim, acrescente detalhes ao desenho de acordo com sua criatividade. O importante é deixar sua mente livre. Note que o esboço inicial tem diferenças notáveis da arte final, onde a expressão do artista entra em jogo, tornando cada desenho único. Mahalo e boas artes, Fernando Bari / Cabeça Feita. #O artista plástico deste post é Erick Wilson. Sua especialidade é a técnica do realismo em grandes formatos. Seus temas variam entre surf, ondas e elementos da vida marinha. Além das pinturas, Erick realiza o projeto Amigos do Oceano focado em oficinas de arte para crianças, percorrendo todo o Brasil e levando mensagem de conscientização ambiental.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias